Geral
Vacina contra a gripe está disponível nos postos de saúde para grupos prioritários
Com a aproximação do inverno e o aumento no número de casos de síndromes respiratórias, a Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE) do Campus Bento Gonçalves reforça a importância da vacinação contra a gripe (Influenza). A campanha anual do Ministério da Saúde tem como objetivo prevenir hospitalizações e complicações causadas pelo vírus, especialmente em grupos mais vulneráveis.
A vacina contra a gripe é oferecida gratuitamente pelo SUS e atualizada a cada ano com as cepas em circulação. A recomendação é que a imunização ocorra antes do inverno, para garantir proteção no período de maior incidência da doença. A vacina é segura e eficaz, não causa gripe e leva cerca de duas semanas para começar a agir no organismo.
Quem deve se vacinar?
De acordo com a Portaria MS 1.354/2023, integram os grupos prioritários:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
- Gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto);
- Pessoas com 60 anos ou mais;
- Trabalhadores da saúde;
- Povos indígenas e quilombolas;
- Pessoas com comorbidades (diabetes, cardiopatias, doenças respiratórias crônicas, imunossuprimidos, entre outras);
- Professores da educação básica e superior.
Dados que reforçam a importância da vacinação
Segundo o Ministério da Saúde, em 2023, 70% das mortes por gripe no Brasil ocorreram entre pessoas não vacinadas. Ainda, estudos da Fiocruz apontam que a vacinação pode reduzir em até 45% as internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em pessoas idosas.
Informação é proteção
A equipe de Enfermagem da CAE esclarece que a vacina não transmite a gripe. Ela é produzida com vírus inativado e indicada inclusive para pessoas que já tiveram a doença, já que o vírus sofre mutações e novas cepas surgem a cada ano. “A vacina da gripe é segura e não causa a doença! Ela leva cerca de duas semanas para fazer efeito, então o momento de vacinar é agora – antes do inverno, quando os casos disparam”, destaca a equipe da Enfermagem do Campus.
Onde se vacinar?
A vacinação está disponível nos postos de saúde, mediante apresentação de documento de identificação, cartão SUS e caderneta de vacinação. Em casos específicos, como alergia a ovo, é possível receber a dose sob supervisão médica.
Vacinar-se é um ato de autocuidado, solidariedade e responsabilidade coletiva. Proteja-se e contribua com a saúde pública.