Início do conteúdo

Turma do 3º ano do Curso Técnico em Meio Ambiente participa de oficina promovida pelo Neabi


Entre os dias 22 de setembro e 6 de outubro, a turma do 3º ano do Curso Técnico em Meio Ambiente integrado ao Ensino Médio participou de oficina promovida pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi), sob coordenação da técnica em assuntos educacionais Sirlei Bortolini. A atividade foi realizada em dois momentos, contando inicialmente com uma palestra sobre Lanceiros Negros da Revolução Farroupilha (1835-1845) e sua importância na história do Rio Grande do Sul, ministrada pela professora e conselheira da turma Carmynie Barros e Xavier e, posteriormente, com pinturas em estatuetas africanas, singela homenagem à população negra, informa a docente.

Os encontros possibilitaram a partilha de saberes, expressão cultural e artística. O destaque fundamental esteve em aliar as questões de vivência, respeito, empatia e sensibilidade, consolidando as diretrizes do bem viver, cidadania e antirracial, avalia a professora Carmynie.

A docente explica que os Lanceiros Negros foram homens escravizados que lutaram ao lado das tropas Farroupilhas contra o Império Brasileiro sob a promessa de serem libertos. Suas contribuições para a Revolução foram substanciais e reconhecidas por personagens como Giuseppe Garibaldi e General Netto. Na noite de 14 de novembro de 1844 em face da negativa de aceite por parte do Império para efetivar à liberdade aos poucos infantes negros sobreviventes, uma emboscada foi planejada em conjunto com os líderes farrapos Duque de Caxias e Davi Canabarro, que os desarmaram previamente, resultando na morte dos Lanceiros Negros, no denominado Massacre (Traição) de Porongos.

Fim do conteúdo