Início do conteúdo

Solução tecnológica inovadora desenvolvida no Campus Bento Gonçalves é vencedora do Prêmio AgroInova 2023


O Projeto TechTrap é o grande vencedor do Prêmio AgroInova 2023 e será apresentado durante o Painel Telebrasil Innovation, principal encontro de conectividade e inovação do Brasil. O evento será realizado no dia 14 de junho, no WTC Events Center, em São Paulo.

O sistema automatizado de monitoramento remoto para auxílio no controle da mosca-das-frutas desenvolvido no Campus Bento Gonçalves do IFRS foi o 1º colocado. Outras quatro soluções tecnológicas inovadoras para impulsionar a produtividade no campo e ajudar pequenos e grandes produtores na fruticultura, na pecuária e na agricultura familiar também foram premiadas e serão apresentadas a grandes empresas e autoridades do setor de tecnologia durante o evento.

A premiação é resultado de uma parceria da Confederação Nacional da Tecnologia da Informação e Comunicação (ConTIC) com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional (Conif) e conta com o apoio operacional da Telebrasil.

 

Sobre a armadilha tecnológica — TechTrap

É uma solução baseada em Internet of Things – IOT que visa auxiliar os fruticultores no monitoramento e controle da mosca-das-frutas. A solução é composta por um modelo de utilidade que possibilita a automatização de armadilhas de insetos, tornando-a um dispositivo inteligente, ou seja, com o uso de inteligência artificial ela é capaz de identificar os insetos presentes. A partir disso, realiza a emissão de alertas de infestação e, também, cria mapas de infestação.

 

Veja também:

 


Com informações de Assessoria de Comunicação do Conif / Painel TeleBrasil Innovation

Fim do conteúdo