Servidores e estudantes podem participar da fase final de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional

A elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019 – 2023 do IFRS está chegando à fase final, e a comunidade acadêmica terá mais uma oportunidade de participar de sua construção. No período de 8 a 28 de outubro de 2018, o documento está disponível na aba “PDI” do site ifrs.edu.br para que estudantes, servidores e membros da comunidade externa possam conhecer os textos e sugerir ajustes.

Todas as ações do IFRS nos próximos cinco anos devem estar alinhadas ao documento.

A partir do dia 28 de outubro, a Comissão Central do PDI avaliará as sugestões recebidas. A versão final do documento deve ser encaminhada ao Conselho Superior (Consup) da instituição no início do mês de novembro, com estimativa de apreciação em dezembro de 2018.

O IFRS vem construindo o documento desde o início de 2018. Servidores e estudantes foram convidados a participar das discussões e definições e, para facilitar a comunicação com a comunidade acadêmica, foi criada no site do IFRS a aba PDI 2019-2023. Acesse e saiba mais.

O que é o  PDI e para que ele é utilizado?

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é um instrumento de planejamento estratégico e gestão que contêm a missão, visão valores, estratégias e ações para atingir metas e objetivos planejados pelas instituições de ensino.

Ele serve para orientar a instituição no alcance de suas metas e objetivos planejados nas áreas de ensino, pesquisa, extensão, administração e desenvolvimento institucional, além de servir como referência para os processos de avaliação, credenciamento e recredenciamento das instituições de ensino superior junto ao ministério de educação (MEC) e conselho nacional de educação (CNE).

Como o PDI interfere no dia a dia dos servidores e estudantes?

Impacta diretamente no dia a dia de servidores e estudantes, pois os todos recursos necessários para manter o IFRS funcionando devem ser planejados no PDI. Podemos citar alguns exemplos desses recursos:

– oferta de cursos e vagas em todos os campi e níveis (FIC, técnicos pós-graduação)

– pessoal (quantitativo)

– investimentos em infraestrutura: salas de aulas, laboratórios, áreas administrativas, ginásio, auditório, biblioteca e estacionamento

– planejamento dos objetivos, indicadores e metas para os próximos 5 anos do IFRS.

Texto: Comunicação da Reitoria do IFRS.