Início do conteúdo

Sábado letivo do dia 24 de maio teve oficinas do Núcleo de Integração em Ensino, Pesquisa e Extensão em Ciências Humanas (NIEPECH)


Durante o sábado letivo do dia 24 de maio, ocorreram as oficinas promovidas pelo Núcleo de Integração em Ensino, Pesquisa e Extensão em Ciências Humanas (NIEPECH) e pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (NEPGS). As atividades ofertadas foram as seguintes: “Customização de Cadernos Humanísticos”, “Iniciação ao Teatro”, “Será que é assédio? Cine-debate e dinâmicas para entender a questão” e “Dinâmicas sobre questões de gênero em atividades físicas”. As oficinas ocorreram em dois momentos: entre as 8h e 30min e 10h às 11h30 min, possibilitando que cada estudante participasse de duas atividades.
Na primeira oficina citada, ministrada pela Profa. Dra. Letícia Schneider Ferreira e pela bolsista Laura S. Lucchese, os/as discentes e servidores/as puderam conhecer mais sobre o tema dos Direitos Humanos e a Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948. Após este momento de apresentação do tema, os participantes customizaram cadernos que serão futuramente doados para a Secretaria Municipal de Educação de Bento Gonçalves/RS.
Na atividade “Iniciação ao Teatro”, conduzida pelo Prof.Dr. Carlos José Machado com o apoio da Profa.Dra Andressa Argenta, foi realizada por meio da parceria entre NIEPECH e Núcleo de Arte e Cultura (NAC) e os/as estudantes tiveram a oportunidade de ter contato com técnicas voltadas para a expressão corporal e criatividade, elementos fundamentais para um olhar introdutório em relação à prática teatral.
A oficina “Será que é assédio? Cine-debate e dinâmicas para entender a questão” ministrada pelas professoras Elisa Seerig e Isadora Malicheski com o apoio dos bolsistas Júnior Gabriel Alves Ferreira e Akio Braunig Kotlewski, proporcionou um momento de debate e de partilha sobre um tema bastante importante: o assédio. Após a exibição de um curta, os/as participantes discutiram sobre o conceito de assédio, suas formas e possíveis meios de entender, denunciar e combater esses episódios. Aos participantes, foi apresentada a Cartilha de Enfrentamento do Assédio do IFRS, e disponibilizados bichos de pelúcia para aqueles/as que se sentissem desconfortáveis durante a atividade, em função da temática.
A atividade promovida pela professora Cibele Santos, pelas bolsistas Jordana Maria Camargo e Maria Eduarda Alves de Oliveira e pelas estudantes voluntárias Bianca Presotto Durante, Livia de Avila Ranzi e Lorenza Daniel foi baseada no círculo de construção de paz cujo tema central foram as questões de gênero no âmbito das atividades físicas e esportes. Partiu-se de uma prática em que haviam dois circuitos semelhantes em tarefas, mas com níveis distintos de exigência, depois, em um segundo momento, passou-se para um vídeo em que se relatavam situações vividas por estudantes e atletas relativas às questões de gênero. Foi um momento de compartilhar histórias, ouvir diferentes pontos de vista e até pensar sobre formas de superar estes desafios sempre presentes no universo feminino.

Fim do conteúdo