Início do conteúdo

Roda de conversa promovida pelo Neabi abordou o Dia da Consciência Negra


O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do Campus Bento Gonçalves (Neabi-BG) realizou no dia 17 de novembro, no Salão de Atos, uma roda de conversa alusiva ao Dia Nacional da Consciência Negra, intitulada “O que comemoras em 20 de Novembro?”

Com a participação da Equipe Tambores do Axé, o evento teve início às 19h e contou com palestras do professor Tiago Martins da Silva Goulart e do Babalorixá Saul Júnior D’Ogum. A mediadora foi a professora Letícia Schneider Ferreira.

Na ocasião, foi realizada uma retrospectiva histórica da época da escravidão no Brasil e como foi o processo da Diáspora Negra. Também foram abordados outros assuntos relacionados à época do escravismo no Brasil, no qual os ancestrais do babalorixá Saul fizeram parte. Um dos convidados, Pai Rodrigo, do Reino de Aganjú (Soc. Ben. e Cultural Ventania e Aganjú), contribuiu com colocações sobre as questões religiosas de matriz africana que ainda são um tabu para muitas pessoas”, relata a coordenadora do Neabi-BG, Sirlei Bortolini.

Babalorixá Saul Júnior D’ Ogum Adiolà Nike – Nação Oyo Jeji é Cacique de Umbanda da Radiação do Caboclo Ogum Beira Mar, Guardião de Exu Abassè Exu Tiriri Lanã e Maria Padilha das Almas – Membro do Conselho Municipal Povo de Terreiro de Bento Gonçalves, informa a coordenadora do Neabi-BG.

Tiago Martins da Silva Goulart possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mestrado em História pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Atualmente é professor e Diretor de Ensino no Campus Bento Gonçalves. Veja o currículo completo em http://lattes.cnpq.br/8022282092427011.

Letícia Schneider Ferreira é graduada em licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), graduada em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), especialista em Odontologia em Saúde Coletiva pela Associação Brasileira de Odontologia RS, mestre em Sociologia pela Ufrgs e doutora em História pela Ufrgs. É Professora de História no Campus Bento Gonçalves e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (Nepgs-BG). Acesse o currículo completo em http://lattes.cnpq.br/9221388007222248.

Fim do conteúdo