Campus Bento disponibiliza 24 vagas de bolsistas para estudantes de Licenciaturas

O IFRS publicou o Edital Nº 108/2022, para seleção de bolsistas para o Programa Institucional de Residência Pedagógica. Para o Campus Bento Gonçalves são ofertadas 24 bolsas: 5 vagas para o curso de Física, 5 para o curso de Matemática e 5 para o curso de Letras. Para o curso de Pedagogia há 9 vagas. A bolsa tem o valor de R$ 400,00 e é paga diretamente pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior — Capes, aos estudantes selecionados.

As inscrições podem ser realizadas pelo candidato por meio de formulário online específico, disponível emhttps://abre.ai/residentes22 até o dia 25 de setembro. É necessário o login em uma conta Google para o envio dos arquivos no formulário.

Informações complementares podem ser solicitadas pelo email [email protected]

Sobre a residência pedagógica

A residência pedagógica (PRP) é um conjunto de atividades desenvolvidas por um futuro professor, estudante de curso de licenciatura, em uma escola pública da rede de educação básica, doravante denominada escola-campo. A residência pedagógica prevê o acompanhamento do licenciando por um professor da escola-campo (preceptor) e a orientação de um docente do IFRS.

Através da residência pedagógica o licenciando terá oportunidade de vivenciar experiências que evidenciam a relação teoria-prática na atividade docente, aproximar-se da realidade do ambiente escolar e, com isso, preparar-se de forma mais efetiva para o exercício do magistério.