Projeto de Extensão promoveu capacitação técnica para merendeiras da rede municipal

No dia 8 de dezembro de 2023, nas dependências do Setor de Vegetais da Agroindústria do Campus Bento Gonçalves, ocorreu o encontro de encerramento do projeto de extensão “Inclusão alimentar: capacitação técnica de elaboração de produtos alimentícios para crianças e adolescentes com necessidades alimentares especiais para manipuladoras de alimentos da rede municipal de Bento Gonçalves/RS”.

A ação foi coordenada pela professora Josiane Pasini e ofereceu capacitação técnica para elaboração de alimentos isentos de açúcar, leite e alergênicos para as merendeiras das escolas de educação infantil e Ensino Fundamental da rede municipal de ensino. Foram realizados oito encontros entre os meses de abril e novembro. Na capacitação, foram executadas formulações como geleia de frutas sem açúcar, pães e bolos, coxinhas e risoles, pizza, panqueca, bebidas vegetais, entre outros.

Também fizeram parte da equipe os servidores do Campus Bento Gonçalves Karina Rossini, Lucia de Moraes Batista, Orlando Belloli, Daiane de Marco, Veronica Balotin Baroni e os discentes que atuam como bolsistas Isadora Silveira Model e Juan Alexandre Farias, além da professora Karina Zanotti Fonseca, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Estiveram presentes, além da equipe do projeto: as merendeiras que participaram da capacitação; o Diretor-Geral do Campus Bento Gonçalves, Rodrigo Otávio Câmara Monteiro; a Diretora de Pesquisa, Luciana Pereira Bernd; a Secretária de Educação Adjunta do município, Adriana Poletto Razia, acompanhada das nutricionistas do Setor de Nutrição; a idealizadora da empresa Feitio Sem Glúten e parceira do projeto, Mariana Peruffo Silva de Oliveira.

Na oportunidade, destacou-se que o município de Bento Gonçalves é pioneiro em projetos nessa linha e também a importância que essa iniciativa e parceria representa para as crianças e para os estudantes que possuem qualquer tipo de alergia ou intolerância alimentar, informa a professora Josiane. “Prova disso é que o projeto foi contemplado com o Prêmio Mérito Extensionista Professora Cibele Schwanke 2023”, ressalta a docente.

“Esse projeto representa um importante avanço para que as crianças e seus familiares possam se sentir seguros com a alimentação oferecida nas escolas do município. E ainda, que possam desfrutar desse momento de socialização com os colegas que os intervalos para a alimentação oferecem”, avalia.

Na ocasião, foi entregue às merendeiras o “Livro de Receitas da Merendeira: delícias sem açúcar, sem gluten e sem lactose”. A obra foi elaborada a partir do projeto “Pesquisa e desenvolvimento de produtos alimentícios para crianças e adolescentes com necessidades alimentares especiais”, também coordenado pela professora Josiane Pasini, editado durante o projeto de extensão e impresso com recursos do Edital Proppi Nº 07/2023 – Auxílio à Publicação de Produtos Bibliográficos.