Professoras e estudantes de Licenciatura em Letras publicam material didático de alfabetização voltado a crianças imigrantes e refugiadas

Está disponível em formato e-book, no Repositório do IFRS, o “Material didático de alfabetização para estudantes imigrantes e refugiados da Educação Básica” produzido por alunas e docentes do Curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa do Campus Bento Gonçalves.

As professoras Carina Fior Postingher Balzan e Cristina Bohn Citolin, e as estudantes, Alissa Turcatti e Júlia Sonaglio Pedrassani, desenvolveram o recurso no Projeto de Pesquisa “Produção de material didático de alfabetização para estudantes imigrantes e refugiados da Educação Básica”, vinculado ao Edital IFRS nº 12/2022 – Fomento interno para pesquisa e inovação 2022/2023, em parceria com a Escola Municipal Afonso Secco, de Caxias do Sul. Colaboraram ainda na produção do material os servidores Daniel Clos Cesar e Kelen Rigo, e o estudante Enselot Joachim.

Trata-se de um recurso multimidiático e multilíngue concebido com base na perspectiva teórica de Português como Língua de Acolhimento (Plac) e tem como princípios norteadores o conhecimento do vocabulário básico, que permite ao estudante participar de situações cotidianas de interação social, seja na escola, seja na comunidade; e a interculturalidade, que valoriza os saberes prévios dos estudantes, sua língua e sua cultura. O e-book está disponível em duas versões: o Livro do Professor, com orientações sobre a prática pedagógica, e o Livro do Aluno.

Espera-se que esse recurso possa auxiliar o processo de ensino e aprendizagem de crianças em fase de alfabetização que não possuem o português como língua materna. O domínio da língua portuguesa é condição imprescindível não apenas para a comunicação oral, mas para a interação do estudante imigrante e refugiado com a comunidade escolar, permitindo-lhe avançar na leitura e na aquisição e consolidação da escrita, informa a professora Carina Balzan.