Professor do Campus Bento Gonçalves participa da Vinitech Sifel, na França

Entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro, o professor Leonardo Cury esteve participando da 23ª edição da Vinitech Sifel, em Bordeaux.

A viagem técnica realizada a essa importante região vinícola, localizada no sudoeste da França, aconteceu a partir de convite do Ministério da Economia e Finanças do Governo Francês e da organização da feira, incluindo a ajuda de custo parcial para cobertura das despesas, informa o docente. Ele considera que as participações do Campus Bento Gonçalves do IFRS em outras feiras e reuniões voltadas à tecnologia vitivinícola possibilitaram o convite direcionado a ele.

Trata-se de um evento de grande importância para o setor produtivo vitivinícola, sobretudo em relação à atualização acerca da inovação tecnológica. As observações realizadas lá impactarão na melhoria das aulas ministradas e dos projetos que acontecem nos ambientes do Campus que atuam com essa perspectiva, dentre eles o Click Labs e o Click Up, afirma Leonardo Cury.

Ele observa que multilateralmente e como tema central foi percebida a demanda por projetos e manejos voltados à produção de plantas e manejos totalmente inseridos na produção sustentável da videira. O professor explica que na feira aconteceu a premiação aos vencedores dos Troféus Inovação, entregues às startups que participaram com destaque no evento, e que três concorrentes francesas estavam expondo armadilhas inteligentes para captura de insetos-praga na cultura da videira.

Por coincidência, no último dia do evento, no Brasil, estava sendo encaminhada a solicitação de registro de patente no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) de uma armadilha autônoma que utiliza a Inteligência Artificial (IA).  “Tivemos a satisfação de constatar que a tecnologia criada dentro do Campus Bento Gonçalves do IFRS é de um nível tecnológico muito superior às que lá estavam sendo expostas”, avalia.

Leonardo Cury relata, também, que a viagem técnica proporcionou a vivência e observação de experiências tecnológicas na área, destacando que foi possível verificar as mediações e metodologias de análise de progresso dos projetos, nos aspectos técnico, econômico, de impacto ambiental, segurança para o utilizador e ergonomia, em diversos projetos de inovação tecnológica apresentados.

“Retorno hoje às atividades docentes e posso dizer que os maiores beneficiados serão os discentes dos cursos Técnico em Viticultura e Enologia, Tecnologia em Viticultura e Enologia, Bacharelado Agronomia, Especialização em Viticultura e Mestrado em Viticultura e Enologia“. Em breve, o professor irá ministrar uma palestra sobre as tecnologias observadas na Vinitech Sifel, aberta à comunidade interna e externa, com transmissão direta pela internet ao Campus Urupema do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). Mais informações sobre esse evento serão disponibilizadas nos canais de comunicação do Campus Bento Gonçalves, assim que estiver agendado.

Sobre a Vinitech Sifel

É um evento internacional e uma referência para os profissionais do setor vitivinícola, oferecendo aos participantes um contato direto com as mais novas tecnologias na área de uva e do vinho. A 23ª Vinitech Sifel contou com mais de 850 expositores de vários países. Para compartilhar os avanços mais recentes e ajudar na evolução das práticas culturais e de vinificação, a feira foi construída em torno do compartilhamento de resultados de pesquisa de alto nível. Essa edição focou na apresentação de novas ferramentas, tecnologias e soluções inovadoras para atender aos desafios que o setor vitivinícola mundial enfrenta.