Início do conteúdo

Primeiro dia de provas do Enem será no domingo, 13/11


As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) valem para ingresso nos cursos superiores e técnicos subsequentes do IFRS

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 será realizado nos dias 13 e 20 de novembro. No primeiro domingo de aplicação os candidatos farão provas de linguagens (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira: Inglês ou Espanhol, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação), ciências humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e redação, com um tempo de 5 horas e 30 minutos. Já no dia 20 é a vez das provas de matemática e de ciências da natureza (Química, Física e Biologia), com 5 horas de duração.

Leia também

> Enem 2022 – veja algumas dicas de como se preparar para o exame

O exame é composto por 45 questões de múltipla escolha em cada área e de uma redação que deve ter no máximo 30 linhas, com estrutura dissertativo-argumentativa, desenvolvida a partir de uma situação-problema.

Nesta edição, a exemplo das duas últimas, o Enem terá a versão impressa (3.331.566 inscritos) e digital (65.066 inscritos). Informações sobre a inscrição e locais de prova podem ser acessados no site do Inep

Orientações para os dias das provas

– Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h.

– Para ter acesso à sala de provas é preciso apresentar documento de identificação com foto válido.

– Leve caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente para preencher o cartão-resposta (a exceção de candidatos com condições especiais).

– As provas terão início às 13h30 e término às 19h, no primeiro dia, e início às 13h30 e término 18h30, no segundo dia.

– A aplicação das provas para o participante com solicitação de tempo adicional aprovada terá início às 13h30 e término às 20h, no primeiro dia, e início às 13h30 e término às 19h30, no segundo dia.

– A aplicação das provas para o participante com solicitação de recurso de videoprova em Libras aprovada terá início às 13h30 e término às 21h, no primeiro dia, e início às 13h30 e término às 20h30, no segundo dia.

Veja outras orientações na página do Inep


(Texto: Departamento de Comunicação da Reitoria)

Fim do conteúdo