Pesquisas conectadas à realidade local predominam no 11º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica

A pesquisa é um diferencial do IFRS, e o 11º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (Sict) foi uma demonstração do potencial e da relevância da área. Realizado na tarde desta quinta-feira, 3 de novembro de 2022, data de abertura do 7º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino, teve a apresentação de mais de 200 trabalhos. São projetos desenvolvidos por estudantes bolsistas e voluntários dos 17 campi.

A conexão dos trabalhos com as comunidades foi um dos pontos que chamou a atenção, salienta a pró-reitora adjunta de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFRS, Marilia Bonzanini Bossle. “Tivemos projetos muito interessantes, a maioria abordando questões do entorno do campus, trazendo problemas da realidade local.”

Marilia comenta ainda que, mesmo durante a pandemia, estudantes e servidores conseguiram dar continuidade a pesquisas, em especial de ciências humanas e sociais aplicadas, o que resultou em um número maior de submissões nessas áreas neste ano.

Compartilhamento de experiências

As salas destinadas ao Sict no Campus Bento Gonçalves ficaram cheias: além dos apresentadores e orientadores, colegas estavam presentes para prestigiar ou conhecer os projetos. A troca de experiências com os estudantes de outros campi é um dos aspectos positivos mais citados pelos participantes, sendo ainda melhor nessa retomada do Salão presencial, depois de dois anos ocorrendo virtualmente devido à pandemia de Covid-19.

“Apresentar o trabalho foi muito significativo, e mais tranquilo do que eu pensava. Eu também aprendi com os outros projetos”, conta Daniele Zamboni, do Campus Farroupilha. Os colegas de campus Marcelo Luís Rossi e Carolina Vilasboas de Lima concordam que a socialização com alunos de outras unidades é um ponto alto do evento.

Para Naomi Rosa da Silveira, do Campus Canoas, que participou do Salão também em 2018, conhecer projetos estimula novas ideias: “No meu campus temos trabalhos hoje inspirados em projetos de outros lugares”.

Este ano, as apresentações dos três maiores eventos do Salão estão concentradas. O Sict ocorreu na quinta-feira. Nesta sexta-feira, 4 de novembro, será realizado o 9º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (Semept), pela manhã; e o 10º Seminário de Extensão (Semex), à tarde.