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PERGUNTAS FREQUENTES


Nesse espaço você encontrará a resposta para várias dúvidas que podem ocorrer durante o seu período no Campus Bento Gonçalves. A seção está dividida em seis módulos, sendo eles:

  1. Procedimentos Acadêmicos
  2. Biblioteca
  3. Coordenação de Curso
  4. Tecnologia da Informação
  5. Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem – Moodle
  6. Estacionamento e Refeitório

PROCEDIMENTOS ACADÊMICOS

 

Como faço para justificar minha ausência em dias que tiver prova? Há prazo para encaminhar o atestado?

É preciso que você apresente uma justificativa para a ausência, em até 2 (dois) dias úteis após o término de vigência do atestado que gerou sua ausência, salvo quando este exceder a 15 (quinze) dias, desde que comprove através de documentos uma das seguintes situações:

I. Problema de saúde, através de atestado médico devidamente assinado e carimbado por médico habilitado na forma da lei;

II. Obrigações com Serviço Militar;

III. Falecimento de parente em até 2º grau, desde que a avaliação tenha se realizado, em até 7 (sete) dias da ocorrência do óbito;

IV. Convocação pelo Poder Judiciário ou Eleitoral;

V. Convocação do IFRS para representar a Instituição ou participar de alguma atividade/evento.

 

Como e para onde devem ser encaminhados os atestados?

Você deve digitalizar o documento ou gerar uma foto com boa nitidez (evitar fundos de mesa, objetos, etc).

Atenção: não serão aceitos documentos com cortes ou ilegíveis.

Após, enviar para a Coordenadoria de Registros Acadêmicos (CRA) pelo e-mail [email protected], ou para a Secretaria de Pós-graduação, se você for estudante de curso de Pós-Graduação, via e-mail [email protected].

 

Onde e como solicitar atestado de frequência?

Atestados de frequência devem ser solicitados à Coordenadoria Pedagógica, presencialmente ou pelo e-mail [email protected], com antecedência mínima de 24 h.

 

Onde e como solicitar as ementas dos componentes curriculares?

Devem ser solicitadas junto à Coordenadoria de Registros Acadêmicos (CRA) pelo e-mail [email protected] , ou junto à Secretaria de Pós-graduação, se você for estudante de curso de Pós-Graduação, via e-mail [email protected]

 

Onde e como solicitar a emissão de histórico escolar? CRA

Através do sistema acadêmico, você consegue gerar atestados de matrícula e histórico escolar. Em caso de dúvidas, encaminhe mensagem de e-mail para [email protected]. Caso seja estudante da Especialização em Viticultura ou do Mestrado Profissional em Viticultura e Enologia, o histórico escolar pode ser emitido diretamente no SIGAA, clicando no Menu Ensino e na opção Emitir Histórico.

 

Como faço para solicitar trancamento de componentes curriculares?

Verifique no calendário acadêmico do campus os prazos para este tipo de solicitação. Se estiver dentro do prazo, preencha o formulário on-line , se você for estudante de cursos de graduação. O formulário encontra-se disponível no site do campus, no Espaço do Estudante. Caso seja estudante de Pós-Graduação, encaminhe a solicitação para [email protected]

 

Como faço para solicitar o trancamento do curso?

Encaminhe a solicitação para [email protected]. Caso seja estudante de Pós-Graduação, a solicitação de trancamento de curso deve ser realizada diretamente com a Coordenação do Curso.

 

Como faço para solicitar o cancelamento do curso?

Verifique no calendário acadêmico do campus os prazos para este tipo de solicitação. Se estiver dentro do prazo:

A solicitação de trancamento de curso deve ser enviada para o endereço [email protected] se você for estudante de curso de Graduação ou Técnico Subsequente.

A solicitação de trancamento de curso deve ser realizada diretamente com a Coordenação do Curso, caso você seja estudante de curso de Pós-Graduação.

 

O que são ‘componentes curriculares’?

Componente curricular é tudo aquilo que integra a matriz curricular de um curso. Pode ter carga horária definida, como ocorre com as disciplinas e estágios, ou se apresentaram como exigências legais, como as Atividades Complementares e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade, exame que avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação e é componente curricular obrigatório).

 

O que é ‘aproveitamento de estudos’?

O aproveitamento de estudos consiste na possibilidade de um estudante ter validado no seu curso atual um componente curricular que tenha cursado com aprovação em outro curso no mesmo nível de ensino. O período para protocolo de solicitação de aproveitamento de estudos consta no calendário acadêmico de cada ano letivo. Para obter tal validação é preciso que, no mínimo 75% (setenta e cinco por cento) do conteúdo e carga horária do componente curricular curricular atual estejam contemplados no componente curricular já cursado.

 

O que é ‘certificação de conhecimentos’?

A certificação de conhecimentos consiste na possibilidade de um estudante ter validados os conhecimentos adquiridos através de experiências previamente vivenciadas, inclusive fora do ambiente escolar, com o fim de alcançar a dispensa de um ou mais componentes curriculares da matriz do curso. O período para protocolo de solicitação de certificação de conhecimentos consta no calendário acadêmico de cada ano letivo e, no campus Bento Gonçalves, este procedimento ocorre sob a forma de aplicação de uma prova de certificação/proficiência.

 

O que são as ‘atividades complementares’?

Atividades complementares são ações que um estudante pode executar paralelamente às atividades acadêmicas como forma de complementar e enriquecer sua formação. Em alguns cursos, as atividades complementares são obrigatórias. Para saber se determinado curso ofertado no campus Bento Gonçalves exige a realização de atividades complementares, conheça o Projeto Pedagógico do Curso e os regulamentos específicos que determinam a quantidade de horas exigidas e quais atividades são válidas. Atenção: não são validadas como atividades complementares aquelas realizadas em período anterior ao ingresso do estudante em um curso.

 

Como saber as datas para solicitação de aproveitamento de componentes curriculares, certificação de conhecimentos e validação de atividades complementares?

O estudante deve acompanhar o calendário acadêmico a fim de se apropriar das datas definidas para cada tipo de processo.

 

Como e quando fazer a matrícula on-line nos sistemas acadêmicos (Q-Acadêmico e SIGAA)?

O estudante deve acompanhar o calendário acadêmico a fim de se apropriar das datas de cada etapa de matrícula on-line (apenas para cursos de graduação, exceto PARFOR). Anteriormente ao início da primeira etapa de matrículas para os cursos de graduação, a Coordenadoria de Registros Acadêmicos (CRA) encaminha um manual de matrículas por e-mail. O endereço de e-mail do estudante deverá estar cadastrado corretamente nos sistemas acadêmicos, caso contrário, não receberá o manual.

Para os estudantes dos cursos de Pós-graduação as matrículas on-line serão realizadas a partir do segundo semestre, conforme datas definidas no calendário acadêmico e utilizando o SIGAA. A Secretaria de Pós-Graduação enviará orientações para os estudantes, bem como o manual de matrícula on-line. Havendo dificuldades para efetuar a matrícula, encaminhar mensagem de e-mail para [email protected]

 

Por que os componentes curriculares não aparecem para mim quando tento fazer a matrícula on-line?

O processo de matrícula on-line para os cursos de graduação ocorre em etapas. Se um componente curricular não foi exibido para o estudante, é possível que: este exija pré-requisitos que ainda não foram cursados com aprovação; ou que este pertença a uma matriz curricular distinta; ou que haja alguma falha referente aos componentes curriculares cadastrados como equivalentes entre matrizes curriculares distintas. Se em nenhuma das etapas on-line o estudante conseguir efetuar a matrícula em um ou mais componentes curriculares desejados, é preciso realizar a solicitação de ajuste de matrícula. A coordenação do respectivo curso analisará cada caso e emitirá parecer no período de ajuste de matrículas (última etapa do processo).

 

Estou com a matrícula trancada. O que preciso fazer?

Você deve entrar em contato com a Coordenadoria de Registros Acadêmicos (CRA) pelo e-mail [email protected] , em período anterior ao início das aulas se for estudante de cursos de Graduação. Caso seja estudante de Pós-Graduação deverá solicitar ao Coordenador do Programa, por escrito, a reabertura de sua matrícula;

 

Como faço para trocar de curso?

A solicitação de transferência interna de curso é regida por editais específicos que são publicados semestralmente, conforme datas definidas no calendário acadêmico. A oferta de vagas para transferência está condicionada à existência de vagas ociosas.

 

BIBLIOTECA

 

O que preciso fazer para retirar livros na Biblioteca do campus?

O empréstimo de materiais na Biblioteca é aberto a estudantes e servidores da instituição. Para isso, é preciso estar cadastrado no sistema Pergamum. Esse cadastro é realizado via migração de dados após o estudante estar matriculado na instituição. Para maiores orientações, acesse https://ifrs.edu.br/bento/biblioteca/

 

Quantos livros posso retirar na Biblioteca do campus?

Este quantitativo é definido pelo regulamento da Biblioteca. Atualmente, um estudante pode retirar até quatro livros, três periódicos e três folhetos concomitantemente, pelo prazo de sete dias para livros e periódicos, e de três dias para folhetos, podendo ser prorrogado por igual período, mediante renovação prévia, desde que os materiais não estejam atrasados nem reservados.

 

COORDENAÇÃO DE CURSO

 

Onde é a sala da coordenação de curso?

As salas das Coordenações de Curso estão localizadas no andar superior do Bloco K.

 

Quem é o coordenador do curso? Quando eu consigo falar com ele?

O nome do(a) coordenador(a) de um curso pode ser encontrado no site do campus, na aba Cursos. Os horários de atendimento das coordenações dos cursos Técnicos e de Graduação estão informados nas portas das salas dessas coordenações. Os horários dos coordenadores dos Cursos de Pós-Graduação estão descritos nos Planos de Trabalho correspondentes, disponíveis em https://ifrs.edu.br/bento/institucional/servidores/docentes/

 

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

 

Como faço para atualizar meu endereço de e-mail?

Para atualizar seu endereço de e-mail, é preciso acessar o sistema acadêmico em utilização no curso (Q-Acadêmico ou SIGAA) e o ambiente virtual Moodle e atualizar seus dados cadastrais. Em caso de dificuldades, enviar e-mail para a Coordenadoria de Registros Acadêmicos (CRA) [email protected] ou para [email protected] , se for estudante de Pós-Graduação.

 

Como posso saber o endereço de e-mail de um professor?

Os endereços de e-mail utilizados no campus Bento Gonçalves seguem o padrão nome.ú[email protected]

 

Como faço para cadastrar um dispositivo para acesso à rede de internet do campus?

O cadastro de dispositivos para acesso à rede do campus Bento Gonçalves deve ser solicitado junto à Coordenadoria de Tecnologia da Informação, no andar superior do bloco C, na sala C-205.

 

AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO E APRENDIZAGEM – MOODLE

 

Como acessar o ambiente virtual (Moodle)?

Para acessar o Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem – Moodle do Campus Bento Gonçalves, acesse o site https://moodle.bento.ifrs.edu.br/ e siga os procedimentos listados no Manual Moodle para estudantes nas páginas 5 e 6. Tenha em mãos o seu número de matrícula e o seu número de CPF.

 

Não tenho cadastro no Moodle. O que devo fazer?

O cadastro dos estudantes matriculados, é feito automaticamente, não é necessário fazer novo cadastro no ambiente virtual. E para acessá-lo siga os procedimentos listados no Manual Moodle para estudantes, nas páginas 5 e 6.

 

Como acessar o componente curricular no Moodle ?

Para acessar o componente curricular no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem – Moodle do Campus Bento Gonçalves, siga os procedimentos listados no Manual Moodle para estudantes, na página 15.

 

Estou sem acesso ao componente curricular no Moodle. O que devo fazer?

Se você não está conseguindo acessar o componente curricular no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem – Moodle do Campus Bento Gonçalves em que você está matriculado, siga os procedimentos listados no Manual Moodle para estudantes na página 26.

 

O componente curricular ainda não está disponível para mim no Moodle. O que devo fazer?

Existem duas possibilidades neste caso, descritas no Manual Moodle para estudantes nas páginas 26 e 28.

  1. Os professores fornecem uma chave de inscrição de acesso ao componente curricular durante as aulas, conforme indicado na página 26 do Manual Moodle para estudantes.
  2. Os professores do componente curricular lhe inserem no ambiente virtual do mesmo e, caso você não consiga visualizá-lo veja o procedimento na página 28 do Manual Moodle para estudantes .

 

Não consigo acessar o Moodle. O que devo fazer?

Se você não está conseguindo acessar o Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem – Moodle do Campus Bento Gonçalves, siga os procedimentos listados no Manual Moodle para estudantes na página 27.

 

Não consigo acessar o Moodle pelo aplicativo. O que devo fazer?

Você pode acessar o Moodle através do aplicativo do seu celular, conforme descrito no Manual Moodle para estudantes na página 7. No entanto, caso o aplicativo não esteja funcionando ou esteja sem acesso, você pode abrir o Moodle utilizando um navegador de internet (Google Chrome, Edge, Firefox…). O procedimento e informações de acesso estão descritos no Manual Moodle para estudantes nas páginas 5 e 6.

 

Fiz todos os procedimentos listados no manual do estudante mas não estou conseguindo acessar o Moodle. O que devo fazer?

Observe se você acessou o site https://moodle.bento.ifrs.edu.br/. Este é o site correto do ambiente virtual do campus Bento Gonçalves. Já o endereço https://moodle.ifrs.edu.br/ é o ambiente virtual onde são indicados cursos de extensão, gerenciados pela Reitoria do IFRS com regras de acesso distintas do site do campus. Os demais procedimentos de acesso estão descritos no Manual Moodle para estudantes, na página 15.

 

ESTACIONAMENTO E REFEITÓRIO

 

Posso estacionar meu veículo dentro do campus?

Sim, estudantes podem fazer uso do estacionamento do campus, entretanto, antes deve efetuar o cadastro do seu veículo. Esse cadastro deve ser feito no link https://dtitools.bento.ifrs.edu.br/estacionamento.php e após o preenchimento do formulário, o estudante deve retirar na portaria do pórtico de entrada o adesivo para colocar em local visível no para-brisas do veículo.

 

Posso fazer as refeições no refeitório do campus?

Para saber se você pode utilizar o refeitório do campus, leia o Regulamento de Funcionamento do Refeitório do Campus Bento Gonçalves, que está disponível no site, no Espaço do Estudante.

 

Onde devo adquirir os tickets para uso do refeitório?

Para aquisição dos tickets para uso do refeitório, você deve realizar o pagamento dos tickets pelo Sistema de Pagamentos do IFRS. Há um tutorial para auxiliar na geração da guia e o respectivo pagamento. Após fazer o pagamento, deve dirigir-se à Sala A-107 para efetuar a retirada dos mesmos. Estudantes que recebem o Auxílio Estudantil devem retirar a carteirinha de acesso junto à Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE), no bloco K.

Última atualização em 16/03/2023

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