Início do conteúdo

NOTA DE ESCLARECIMENTO


Em relação à Moção da Câmara Municipal de Bento Gonçalves relativa ao “retorno às aulas presenciais”, esclarecemos que o IFRS vem periodicamente avaliando o cenário de disseminação do novo coronavírus e, assim como todas as instituições de ensino superior públicas do Estado, segue momentaneamente com o ensino remoto.

Para possibilitar que os estudantes consigam acompanhar as atividades, o IFRS promoveu diferentes iniciativas para inclusão digital, como o empréstimo de tablets e a disponibilização de chips com pacotes de dados de internet.

O Conselho Superior (Consup) é o órgão máximo no âmbito da Instituição, atuando com caráter consultivo e deliberativo e sendo responsável pelas decisões a respeito do cotidiano e dos rumos institucionais. É o Consup que tem periodicamente avaliado e definido o formato das atividades para todo o IFRS durante a pandemia de Covid-19.

Esse órgão é composto por representantes dos estudantes, dos docentes e dos técnico-administrativos em educação de todos os 17 campi do Instituto, eleitos por seus pares; representante dos servidores da Reitoria, também eleito por seus pares; um representante dos estudantes egressos; representantes da sociedade civil; representante do Ministério da Educação; por todos os diretores-gerais de campi e, como presidente, pelo reitor do IFRS.

Cada um dos 17 campi do IFRS conta com um Conselho do Campus, o qual delibera em alguns temas por delegação de competência do Consup. No Campus Bento Gonçalves, essa instância constituída por representantes dos três segmentos da comunidade interna (estudantes, docentes e técnico-administrativos em educação) e da comunidade externa tem a previsão de regulamentar o “fluxo de solicitação de atividades práticas presenciais” na próxima sessão ordinária, a ser realizada no dia 18 de agosto de 2021.

Assim, o IFRS vem deliberando sobre a forma como as atividades devem ser realizadas, tendo como princípio primordial a segurança e a saúde integral de servidores e estudantes. Nesse processo, um dos fatores avaliados é a disponibilidade de orçamento do IFRS para conseguir adotar todos os protocolos de segurança, como higienização dos espaços e das superfícies e a disponibilização de EPIs e álcool em gel nas unidades. Cabe lembrar que o orçamento sofreu cortes e bloqueios pelo governo federal e o IFRS espera que essa situação seja revertida no decorrer do ano.

É fundamental também considerar a imunização da comunidade acadêmica. Em Bento Gonçalves, os trabalhadores da educação receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, porém a segunda dose deve ser aplicada nos próximos meses. Já os estudantes não foram ainda, em sua maioria, imunizados nem mesmo com a primeira dose.

Por fim, cabe esclarecer que a manifestação do servidor do IFRS citada no texto da Moção da Câmara Municipal trata-se de uma manifestação pessoal do professor em sua rede social também pessoal.

Raquel Fronza Scotton
Diretora-geral em Exercício do Campus Bento Gonçalves do IFRS

Fim do conteúdo