Início do conteúdo

Neabi realizou aula espetáculo de toques em berimbau nesta terça-feira


Na terça-feira (1º/05), o Núcleo de Estudos Afrobrasileiro e Indígena – Neabi do campus Bento Gonçalves, realizou uma oficina de toques de berimbau com o Mestre Cato Góes. A oficina foi concluída com uma roda de troca de conhecimentos. Góes se apresentará hoje no Sesc em Caxias e amanhã na UFRGS em Porto Alegre.

Tendo o berimbau como instrumento, o mestre iniciou sua carreira em 1959. Atuou na Academia Baiana de Capoeira, que era dirigida por Mestre Gato, seu pai, considerado um dos grandes mestres e ícones da capoeira no mundo. Em 1971 em Salvador, Mestre Gato Góes iniciou seus estudos de dança e percussão.

De 1971 a 1998, ele residiu na Europa, atuando profissionalmente como músico e dançarino em diversos espetáculos. Mestre Gato Góes apresentou-se com a John West Big Band, com o Grupo Sintos e com o Grupo Veneno em Munique, Alemanha. Em Lisboa, participou formou e dirigiu o Grupo Musical Bip 4. Em Estocolmo, dirigiu o Grupo Musical “Toque Brasil”. Coordenou a Performance “Terreiros do Brasil” e o Grupo 4 Cantos na Holanda. Em 2014, Mestre Gato Góes oficializou o Projeto “Tokigunga Ateliê”, que tem como diretriz principal a preservação do legado da Capoeira Angola, com destaque para o Berimbau.

 

Fim do conteúdo