Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação participa de reunião com os Institutos Federais gaúchos em Bento Gonçalves

Na tarde desta segunda-feira, 13 de novembro de 2013, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, participou de uma reunião com os reitores e gestores dos três Institutos Federais gaúchos (IFRS, IFSul e IFFar). O encontro ocorreu no Campus Bento Gonçalves do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

A ministra explanou sobre o que vem sendo realizado sobre ciência, tecnologia e inovação nestes 11 meses nos quais está à frente da pasta, além de projetos e expectativas. Os servidores também participaram fazendo perguntas e trocando impressões.

Em sua fala de boas-vindas, o reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, saudou a visita da ministra na instituição e enfatizou a importância do retorno do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT), do qual participa como representante do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). O CCT, até então, não contava com representação dos IFs.

Júlio destacou a importância da atuação dos IFs na pesquisa e na inovação, e pediu que o governo federal sempre associe os Institutos Federais às universidades nas políticas públicas da área, abrindo oportunidades de participação nos editais de fomento. Demandou também, em nome do Conif, políticas de letramento científico para os jovens e adolescentes brasileiros e iniciativas de popularização da ciência. “A diferença em lidar com um momento de crise epidemiológica como foi a pandemia se dá, para além do papel dos gestores, na forma como o país trata a ciência nos bancos escolares. Urge que tenhamos políticas de letramento científico em todos os espaços escolares. Nossos alunos não passam por esse problema, mas estou aqui defendendo uma causa de nação.”

Investimentos e novos programas

Ministra Luciana Santos

A ministra frisou que os IFs são espaços de excelência, de valorização da educação, de inclusão e descentralização das unidades de ensino. Ela também citou ações realizadas neste ano de 2023 em incentivo da ciência, como a correção nos valores das bolsas de estudo e pesquisa da Capes, do CNPq, de Fomento Tecnológico e Extensão Inovadora.

Conforme explicou, ainda este ano, devem ser lançados editais de dois programas: o Pró-Infra e o Conhecimento Brasil. O primeiro pretende recuperar e expandir a infraestrutura de pesquisa científica e tecnológica. Serão investidos R$ 4,4 bilhões até 2026. Uma parte desses recursos será destinada para temas prioritários para o desenvolvimento nacional: saúde, defesa, transição energética, transição ecológica e transformação digital.

O outro programa tem por objetivo trazer de volta para o país talentos da pesquisa que foram embora. A ideia é que possam contribuir para a retomada do desenvolvimento nacional. “São programas estratégicos na perspectiva de recuperar e consolidar a capacidade científica do Brasil”, defende.

Ainda conforme Luciana, a ciência tem grande contribuição a oferecer para o desenvolvimento sustentável e inclusivo do país e é um instrumento de combate à fome e às desigualdades, de preservação ambiental, das políticas climáticas e de transição energética, de transformação digital e de garantia de uma nação independente e soberana. “Os desafios colocados serão solucionados com pesquisa científica de alta qualidade, desenvolvida em laboratórios bem equipados e com infraestrutura robusta”, observou.

A partir de falas dos gestores presentes na reunião apontando particularidades dos IFs em relação às universidades, como o menor tempo de atuação e muitas vezes menos equipamentos e estrutura, Luciana falou ainda que o governo deve avaliar uma diferenciação nos editais de fomento, para poder garantir o acesso mais competitivo nos editais. “Os IFs formam uma rede emergente e por isso mesmo precisam ter políticas afirmativas.”

Também participaram da mesa o reitor do IFSul-rio-grandense, Flávio Nunes; o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFFar, Arthur Frantz; o diretor-geral do Campus Bento Gonçalves,  Rodrigo Monteiro; a deputada federal Daiana Santos; e a deputada estadual Bruna Rodrigues.

Após a reunião, a ministra visitou o PipaIFmakeRS, ambiente de inovação do Campus Bento Gonçalves. Luciana Santos cumpriu agenda de dois dias no estado do Rio Grande do Sul, participando também da abertura da 2ª Feira Brasileira do Grafeno na Universidade de Caxias do Sul, no dia 13; e da cerimônia que marcou a retomada operacional do Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec), empresa pública de semicondutores, em Porto Alegre, nesta terça-feira, 14 de novembro de 2023.

Matéria: Departamento de Comunicação da Reitoria