Invenção do Campus Bento Gonçalves revoluciona desinfecção na agricultura e ganha patente

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) alcançou uma conquista significativa com a recente concessão de uma patente de invenção pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Esta é a terceira patente concedida ao IFRS e a primeira do Campus Bento Gonçalves. A invenção, desenvolvida pelo professor Leonardo Cury da Silva e pelo egresso do curso superior em Viticultura e Enologia, Cassandro Davi Emer, promete revolucionar a prática da poda na viticultura, ao introduzir um sistema automático de desinfecção de equipamentos de corte, prevenindo a contaminação entre plantas.

Revolução na poda

A inovação proposta pelo Campus Bento Gonçalves resolve um problema crítico enfrentado por fruticultores, especialmente na viticultura, onde a contaminação por esporos fúngicos e bactérias é uma das principais causas do declínio e morte de plantas. Tradicionalmente, os agricultores recorrem a métodos manuais para desinfetar os equipamentos de poda, o que pode ser ineficaz e até prejudicial, devido à evaporação de soluções alcoólicas e ao aumento da contaminação.

O sistema patenteado oferece uma solução automatizada, que inclui um meio de acoplamento ao equipamento de corte, um sensor de moção, uma bomba hidráulica, um reservatório de fluído e uma unidade de controle. Este conjunto permite a desinfecção contínua e eficiente dos utensílios de corte, reduzindo significativamente o tempo e a mão de obra necessários para essa tarefa, além de aumentar a segurança e a confiabilidade do processo.

Impacto e aplicabilidade

A aplicação deste novo sistema é ampla e pode beneficiar não apenas viticultores, mas também produtores de outras culturas frutíferas que requerem cuidados rigorosos para evitar a propagação de doenças. A inovação contribui para a padronização e a adoção de métodos de referência internacionais, melhorando a competitividade e a sustentabilidade da produção agrícola brasileira.

Com a concessão desta patente, o IFRS reforça seu papel de destaque na pesquisa e inovação tecnológica, demonstrando o impacto positivo que o ensino superior de qualidade pode ter na solução de problemas reais enfrentados pelo setor agrícola. O Campus Bento Gonçalves, em particular, celebra esta conquista como um marco em sua trajetória de desenvolvimento científico.

Esta conquista não só ressalta a importância da colaboração entre docentes e alunos, mas também coloca o Campus Bento Gonçalves na vanguarda das inovações tecnológicas aplicadas à agricultura, reafirmando o compromisso do IFRS com o desenvolvimento regional e nacional.