Independência do Brasil será tema de reflexões no maior evento do IFRS

O dia 7 de setembro de 2022 marca os 200 anos da independência do Brasil. O país deixava de ser uma colônia. O quanto evoluiu desde então? O quanto é necessário olhar para as raízes, valorizar os conhecimentos dos povos originários e se aprimorar a partir da brasilidade? Esses e outros questionamentos estão expressos no tema do principal evento do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) deste ano. “Descolonizar o pensamento: ciência e saberes populares no bicentenário da independência do Brasil” será o assunto central da sétima edição do Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino.

“O bicentenário da independência do Brasil é uma data oportuna para refletir até que ponto rompemos com os laços de dependência econômica e cultural, e o quanto superamos as marcas da colonização. As desigualdades econômicas e o racismo estrutural presentes na sociedade brasileira são consequências de um processo exploratório secular sobre a América Latina”, explica o pró-reitor de Ensino do IFRS e cientista social, Lucas Coradini.

O tema central do evento sempre é abordado na palestra de abertura e em algumas outras atividades durante a programação.

Saiba mais sobre o Salão

O Salão é um grande evento para apresentação de ações e troca de conhecimentos entre todas as unidades do IFRS. Poderão inscrever trabalhos estudantes bolsistas e voluntários de ensino, pesquisa, extensão, estudantes ou egressos dos cursos ou programas de pós-graduação do IFRS, bem como servidores da instituição. O prazo é até 12 de setembro. A inscrição e a participação não têm custo.

É importante estar atento às regras e orientações, disponíveis no Regulamento.

Compõem o Salão os seguintes eventos:

– 11º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (Sict);

– 10º Seminário de Extensão (Semex);