IFRS busca conhecer os impactos das chuvas nas condições de vida dos estudantes

Matriculados em cursos técnicos e de graduação do IFRS devem preencher o formulário eletrônico. As respostas vão contribuir para o planejamento de ações institucionais de auxílio e para a adequação de práticas pedagógicas às condições dos estudantes.

Para planejar ações de acolhimento e auxílio a estudantes impactados pelas chuvas deste mês de maio de 2024, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) está dando início a um mapeamento da situação atual da comunidade discente. Todos os matriculados em cursos técnicos e de graduação devem preencher um formulário eletrônico. As respostas vão contribuir para a elaboração de ações institucionais de apoio e para a adequação de práticas pedagógicas dos campi do IFRS.

O formulário ficará aberto até o final do mês de junho, permitindo aos alunos atualizarem as respostas caso tenham alterações em suas condições. Para realizar o login, é necessário digitar o número de matrícula. A senha de acesso são os 5 primeiros dígitos do CPF. Se houver dificuldade para o acesso à internet, é possível procurar o campus e conferir se há atendimento presencial.

Além dessa iniciativa para elaborar o panorama geral sobre a situação dos estudantes, o IFRS já concedeu o pagamento de auxílio emergencial àqueles que sofreram com desabrigamento, desalojamento e danos materiais em suas residências.

Confira, a seguir, mais detalhes sobre o mapeamento. As respostas são do diretor de Assuntos Estudantis do IFRS, Neudy Alexandro Demichei.

1) Qual é o objetivo do mapeamento dos efeitos das chuvas para os estudantes?

Neudy Demichei – É entender o quanto foram afetados nas suas condições de moradia, trabalho e renda. Visa também saber as condições dos nossos estudantes na retomada das atividades acadêmicas, com informações sobre as condições de retorno presencial às aulas, de acesso à internet e equipamentos para a realização de atividades pedagógicas não presenciais, bem como sobre eventuais necessidades de assistência continuada com itens de alimentação, higiene, limpeza, entre outros.

2) Por que é importante todos responderem?

Conhecer a realidade do nosso estudante possibilitará que o IFRS adote uma política de equidade, focando ações diferenciadas de acordo com as necessidades. Isso será fundamental para os campi planejarem a retomada das aulas e o planejamento de práticas pedagógicas, que devem considerar o atual contexto vivenciado pelos estudantes do IFRS. Não podemos retomar as atividades com as mesmas práticas pedagógicas realizadas até o início dos desastres que assolaram o estado.

A realidade do estudante também será fundamental para a adoção de ações de assistência estudantil direcionadas para as novas demandas que se impõem em decorrência do atual cenário de calamidade pública. Lembrando sempre que essa realidade é diferente para cada unidade.

3) O que o IFRS pretende realizar a partir do levantamento?

A partir do questionário, serão realizadas ações direcionadas e específicas de acordo com a realidade que se apresenta. Por exemplo: adoção de auxílio inclusão digital para os casos de estudantes que não terão como retornar às aulas presenciais e estão sem condições de possuir um plano de internet ou oferta continuada de itens de alimentação e higiene quando se avaliar necessário.

Essas ações visam desenvolver estratégias de permanência e êxito dos estudantes, bem como a retomada da sua vida acadêmica com um olhar mais apurado e acolhedor.