Estudantes do mestrado em Viticultura e Enologia visitam vinícolas em Faria Lemos

No dia 27 de maio (sexta-feira). Os estudantes do curso de Mestrado Profissional em Viticultura e Enologia realizaram a primeira visita técnica do curso à vinícolas em Faria Lemos — Vinicola Buffon e VisaMontes Vinícola.

Os empreendimentos fazem parte das vinícolas familiares que presentes na legalização do vinho colonial a nível nacional por meio da Lei nº 12.959/2014 que reconhece a importância das características culturais, históricas e sociais da vitivinicultura desenvolvida pelos produtores familiares. Os estudantes puderam verificar na prática como essa lei funciona, principalmente na Vinícola Buffon e a importância do apoio de entidades do setor como a Emater.

Foi possível acompanhar todo o processo produtivo e conhecer um pouco da história da família e do empreendimento. Na VistaMontes conhecemos uma novidade do setor, que é o o retorno dos “barris de concreto” (foto abaixo). A alegação é que a fermentação, o amadurecimento e o armazenamento em tanques de concreto geram um vinho mais puro, por causa da micro-oxigenação. A visita foi uma ótima oportunidade para ampliar o conhecimento e aproximar a teoria da prática.

Participaram da visita as professoras Raquel Breitenbach (IFRS — Campus Sertão), Marilia Bonzanini Bossle (IFRS — Campus Viamão) e Tatiane Pellin Cislaghi (IFRS — Campus Bento Gonçalves) do componente curricular: Inovação, Empreendedorismo e Internacionalização. Os estudantes foram recebidos por Anderson Buffon na Vinícola Buffon e pelo casal Geisse Salton e Anderson de Cesaro na VistaMontes.