Estudantes do IFRS participaram do Projeto Rondon 2023 em municípios catarinenses

Quatro estudantes e dois servidores participaram das atividades do projeto em comunidades de Santa Catarina.

A Operação Horizonte do Projeto Rondon foi realizada de 02 a 12 de agosto de 2023, promovendo uma interação entre instituições de ensino e a sociedade. Foram cerca de 400 participantes em 24 municípios do meio-oeste catarinense. Quatro estudantes dos campi Alvorada, Bento Gonçalves, Restinga e Viamão, uma professora de Rio Grande e uma técnica de Viamão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) fizeram parte do projeto.

Criado em 2010 pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), o Núcleo Extensionista Rondon (NED) possibilita o intercâmbio de estudantes e servidores e a inserção da universidade e das atividades acadêmicas em diferentes cenários de conhecimento. O projeto busca impactar a vida dos participantes e proporcionar experiências que agregarão novos conhecimentos.

Um dos estudantes do IFRS que participaram é Juan Farias, de 21 anos, do curso de Licenciatura em Letras do Campus Bento Gonçalves. Juan afirma que o projeto foi uma das melhores experiências da sua vida e que conhecer pessoas de lugares diferentes foi desafiador e extremamente emocionante. O discente conta que o grupo realizou mais de 60 oficinas com temas e públicos variados, como bullying, gravidez na adolescência, gênero e sexualidade, oratória, contação de histórias, reaproveitamento de alimentos e artesanato. Ocorreram também, atividades lúdicas e recreativas com as crianças da comunidade, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

“Criamos laços muito fortes não somente com a coordenadora e os colegas, mas com a comunidade. Contribuiu para a minha formação acadêmica e pessoal e esse é o objetivo do projeto. Nós vamos com a expectativa de que iremos ensinar aos outros determinados conteúdos, mas, não! Aprendemos muito mais do que ensinamos. Não existe nada mais lindo que todas as trocas que tivemos. Foi corrido e puxado, com certeza. Mas não existe dinheiro que compre essa experiência maravilhosa que foi proporcionada. Levarei todos os envolvidos no coração”, relata.

A professora Jaqueline do Espírito Santo Costa, do Campus Rio Grande, afirma que a experiência foi gratificante e desafiadora. “Conhecer cidades e conviver com pessoas praticamente desconhecidas gerou muitas experiências nunca anteriormente vividas”, finaliza. Além dela, a técnica administrativa Andréia Ambrósio Accordi, do Campus Viamão, também participou da experiência.

Matéria: Departamento de Comunicação da Reitoria