Estudantes do Curso Técnico em Meio Ambiente visitam o Instituto Nacional de Meteorologia e o Instituto de Geociências da Ufrgs

No dia 29 de novembro, a turma do 3º ano do Curso Técnico em Meio Ambiente integrado ao Ensino Médio visitou o 8° Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), acompanhados pela professora Carmynie Barros e Xavier.

A docente informa que pela manhã puderam conhecer o 8° Distrito do Inmet, em Porto Alegre. A oportunidade foi marcada pelo reconhecimento dos sistemas de monitoramento meteorológico e de geotecnologias. Os alunos foram conduzidos pela palestra do coordenador do Distrito, Marcelo Schneider, que apresentou o departamento e as maneiras como a instituição informa à sociedade sobre as ações ambientais e climáticas.

A explicação sobre dados atmosféricos observados em estações meteorológicas, em modelos numéricos de previsão, em imagens de satélite e em radares meteorológicos também proporcionaram, na prática, o vislumbre do que tinha sido aprendido em sala de aula. Foi uma experiência sensacional, avalia a professora Carmynie.

No período da tarde, a turma pode conhecer o Departamento de Geodésia no Instituto de Geociências da Ufrgs, onde foram apresentados os laboratórios relacionados às atividades do profissional técnico em meio ambiente: de análise espacial, paisagismo, cartografia, geotecnologias aplicadas e de fotogrametria.

A condução da visita foi realizada pelo doutorando Eder Rodrigues que explanou sobre o funcionamento dos laboratórios bem como as pesquisas desenvolvidas para o aprendizado, sendo que os laboratórios de ensino de fotointerpretação e fotogrametria são compostos pelos melhores recursos do sul do Brasil.

Além disso, para abrilhantar o final da visita técnica, a turma pode apreciar o Museu de Paleontologia Irajá Damiani Pinto, da Ufrgs, também localizado no Campus do Vale. O tour acompanhado pelos bolsistas dos cursos de Geologia e Biologia proporcionou uma viagem ao longo dos 4,6 bilhões de anos da Terra, conhecendo os processos planetários e as transformações ambientais e dos diversos seres. Seguindo uma linha do tempo, os painéis apresentam informações sobre cada período geológico, trazendo ilustrações dos paleoambientes característicos, mapas com as configurações paleogeográficas dos continentes e expositores com fósseis e réplicas de seres do período, informa a professora Carmynie.