Estudantes do curso Técnico em Meio Ambiente realizam projetos de Educação Ambiental com alunos do Ensino Fundamental

Em uma época em que muito se discute sobre a importância da valorização do meio ambiente, os estudantes do 2º ano do Curso Técnico em Meio Ambiente integrado ao Ensino Médio idealizaram e executaram projetos de educação ambiental envolvendo escolas da região em que está inserido o Campus Bento Gonçalves do IFRS.

Na manhã de 11 de novembro, um dos grupos de estudantes organizou uma atividade de sensibilização a respeito das Plantas alimentícias não-convencionais (Pancs), focando nas plantas nativas que temos ao nosso redor e que muitos desconhecem que podem ser consumidas. Nessa atividade, os alunos do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Nova Sardenha, de Farroupilha/RS, aprenderam e provaram pratos elaborados pelos estudantes do curso de Meio Ambiente e pela servidora Paula Miotto.

No dia 16 de novembro outro grupo recebeu a turma de 5º ano Emef Lóris Antônio Pasquali Reali, do Vale dos Vinhedos, para dialogar sobre a temática “A importância das Plantas Nativas”. Em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi), os estudantes visualizaram algumas plantas nativas presentes no espaço do Campus e criaram uma mandala de elementos da natureza.

No dia 18 de novembro foi a vez do 4º ano do ensino fundamental da Emef Lóris Antônio Pasquali Reali aprender sobre “A importância das abelhas nativas” e “Plantas favoráveis às abelhas nativas”, interagindo com diversas brincadeiras e visitando o meliponário do “Projeto de Extensão Abelhas do Bem”. Os estudantes receberam lembrancinhas temáticas confeccionadas no Projeto Pipa Ifmakers.

Os projetos de educação ambiental foram planejados durante o ano no componente curricular de Cidadania e Sustentabilidade na Escola, lecionado pela professora Aline Hentz, passando por várias etapas de idealização, planejamento, contatos, parcerias entre outros desafios. Desta forma, os estudantes aprenderam a organizar e executar projetos voltados à sensibilização ambiental da comunidade, explica a docente.

A Educação Ambiental foi incluída na legislação educacional brasileira a partir da Lei nº 9.795/1999. De acordo com essa lei a educação ambiental deve estar articulada em todos os níveis e modalidades do processo educativo, porém, mais do que isso, ela deve estar presente em todos os ambientes da sociedade.

Alinhado com esse debate, desde 2019 o IFRS possui uma Política de Agroecologia, Segurança Alimentar e Nutricional e Educação Ambiental, na qual estão contidos princípios e compromissos da instituição para com uma educação integral do estudante e também visando o impacto de suas ações na comunidade, no sentido de valorizar práticas que beneficiem o ambiente como um todo, e entendendo o ser humano como integrante ativo e também reflexivo deste ambiente, informa a professora Aline Hentz.

A docente agradece aos colegas que auxiliaram os alunos, durante o planejamento e execução, e parabeniza os estudantes que se dedicaram nos lindos projetos apresentados à comunidade.