Estudantes do Curso de Pedagogia promoveram mostra artística

Estudantes do Curso de Pedagogia em visita à Bienal do Mercosul

Estudantes do terceiro semestre do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Campus Bento Gonçalves do IFRS promoveram uma exposição artística nos Blocos A e B, no período de 23 a 30 de novembro.

A exposição, intitulada Experimentações Poéticas Pedagógicas, foi composta por quatro instalações, que foram resultado da proposta de atividade interdisciplinar integrada semestral.

O primeiro passo do processo de criação foi a visita que os estudantes dos terceiro e quinto semestres da Pedagogia e do oitavo semestre da Pedagogia realizada através do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) fizeram à 13ª Bienal do Mercosul, em Porto Alegre.

A partir dessa visitação, ocorrida em dia 22 de outubro, aos espaços Margs, Farol Santander e Cais – Armazém A6, eles foram convidados a refletir sobre suas experiências nos componentes curriculares do semestre, relacionando-os ao vivenciado durante a visita à Bienal.

Os estudantes foram orientados por questões norteadoras pensadas no âmbito de cada componente curricular da Licenciatura em Pedagogia, com o intuito de pensar as relações entre a arte, a formação docente, o ensinar e o aprender, para, então, preparar uma apresentação artística, a fim de expressar o encontro entre a Pedagogia, a Educação, o Ensino e a Arte. A atividade foi conduzida pelos docentes Andressa Argenta, Cláudia Fátima Kuiawinski, Edson Carpes Camargo, Janine Trevisan, Letícia Schneider Ferreira e Tatiana Carence Martins. Da proposta, resultaram quatro obras:

●     “As linhas que cruzam vidas”, de autoria das estudantes Diana C. Andreatta da Cruz, Evilly de Holanda Carvalho, Stefani Correia Castro e Stéfanie Jorge Estevam,  exposta no Bloco A, térreo, abaixo da escada de acesso ao 1º andar, tratou das vidas como linhas que se cruzam e sobre o trauma advindo com a pandemia de Covid-19, no qual algumas “pontas” ficaram soltas.

●     “Olhar de Criança”, de autoria das estudantes Alessandra Silva, Aline Welter, Ana Biessek, Jéssica Pícoli, Leidiane Silva e Milena Amianti, que foi exposta no Bloco A, 1º andar, tentou apreender, em áudio e desenhos, o olhar de crianças sobre como a pandemia afetou suas rotinas escolares e familiares.

●     “Para Todos VerEM”, de autoria das estudantes Bruna Marques, Aline Almeida, Amanda Dupont, Elisa Tomasi, Sthefany Rubenich, Luana Tonet e Danieli Scheeren, exposta no Bloco B, 1º andar, tratou de uma contação de história da Chapeuzinho Felpudo, adaptação do conto infantil Chapeuzinho Vermelho, voltada à inclusão de crianças cegas ou com baixa visão, por meio de uma imersão dedicada à experiência sensorial.

●     “Mãos”, de autoria das estudantes Caroline dos Santos, Jéssica Sabrini Frões e Jucenir Maria Olcieski, exposta no Bloco B, 1º andar, tratou de uma crítica a rotina dos “carimbos de mão” na educação infantil, questionando a liberdade artística e as limitações à criatividade nessa etapa da educação.

Apresentação artística “Para Todos VerEM”

Apresentação artística “Mãos”

Apresentação artística “As linhas que cruzam vidas”