Estudantes do Campus Bento Gonçalves participam da Feira Brasileira de Jovens Cientistas

Nove estudantes do Campus Bento Gonçalves do IFRS participam como finalistas da Edição 2021 da Feira Brasileira de Jovens Cientistas (FBJC). As estudantes apresentarão suas pesquisas no evento que acontecerá no período de 23 a 27 de junho, de forma virtual.

Sete das finalistas são estudantes do 1º ano do Curso Técnico em Meio Ambiente integrado ao Ensino Médio e desenvolveram seus projetos de pesquisa no componente curricular de Metodologia Científica, orientadas de forma voluntária por docentes do Campus. As outras duas estão vinculadas a projetos institucionais de fomento interno.

Finalistas do Campus Bento Gonçalves na Feira Brasileira de Jovens Cientistas – 2021

• Preconceito social entre estudantes do Ensino Médio de Bento Gonçalves
    Autoras: Allana Canacar Biscaia (1º ano do Curso Técnico em Meio Ambiente); Janine Bendorovicz Trevisan (orientadora).
  • Marcas psicológicas que o regime civil-militar brasileiro deixou em crianças que foram sequestradas ou adotadas durante o período
    Autores: Maria Eduarda Altíssimo Medeiros (1º ano do Curso Técnico em Meio Ambiente); Tiago Martins da Silva Goulart (orientador).
  • Como a luz azul influencia na qualidade do sono?
    Autoras: Lorenza Corti Villa (1º ano do Curso Técnico em Meio Ambiente); Patrícia Mattei (orientadora), Janine Bendorovicz Trevisan (coorientadora).
  • Vegetarianismo, uma questão de saúde ou direito dos animais?
    Autores: Amanda Basso Roman (1º ano do Curso Técnico em Meio Ambiente); Franco Nero Antunes Soares (orientador).
  • Influência das redes sociais sobre os padrões de beleza
    Autoras: Ana Carolina Peruzo (1º ano do Curso Técnico em Meio Ambiente); Janine Trevisan (orientadora).
  • A visão dos estudantes de 1°ano do ensino médio do IFRS Campus BG sobre o cinema brasileiro
    Autoras: Ana Julia de Bairros (1º ano do Curso Técnico em Meio Ambiente); Letícia Schneider Ferreira (orientadora).
  • Transtorno bipolar: identidade e sociabilidade
    Autores: Isadora Lima da Cunha (1º ano do Curso Técnico em Meio Ambiente); Jonathan Henriques do Amaral (orientador).
  • Percepção dos agricultores a respeito do uso de agrotóxicos na Região Uva e Vinho
    Autoras: Beatriz Gelatti* (2º ano do Curso Técnico em Meio Ambiente); Aline Hentz (orientadora).
  • Critérios e indicadores para análise de websites de regiões enoturísticas
    Autoras: Laura Framia Ferri* (2º ano do Curso Técnico em Viticultura e Enologia); Hernanda Tonini (orientadora); Giselly Oliveira e Joice Lavandoski (coorientadoras).

* Participam de Projetos contemplados pelo Edital IFRS Nº 64/2019 – Fomento Interno para Projetos de Pesquisa e Inovação.

Sobre o evento

A FBJC é uma feira científica totalmente virtual. Seus organizadores informam que, além de facilitar o acesso a oportunidades científicas a estudantes de Ensino Médio, o evento integra, desenvolve, conecta e valoriza o potencial dos jovens cientistas e o impacto de todos os projetos. “Dessa forma, a iniciativa conceituada, planejada e realizada por jovens pesquisadores fomenta a produção científica no Brasil e contribui para a visibilidade da iniciação científica no Ensino Médio”.

Saiba mais em www.fbjc.com.br