Estudantes do Campus Bento Gonçalves participaram do XXV Simpósio Nacional de Ensino de Física

Entre os dias 08 e 10 de novembro, estudantes do curso de Licenciatura em Física do Campus Bento Gonçalves do IFRS participaram do XXV Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF). O evento aconteceu na Universidade Federal de Santa Maria e foi realizado pela Sociedade Brasileira de Física.

A professora Maria Fernanda Bianco Gução informa que o evento é um dos principais da área no Brasil e que os estudantes do Campus apresentaram trabalhos resultados de suas pesquisas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), de outros componentes curriculares e também do Programa Residência Pedagógica.

Ela acompanhou os discentes no evento e ressalta a importância da participação de estudantes de graduação em eventos acadêmicos como esse:

Além da participação em palestras e mesas redondas, as discussões e contribuições a partir das apresentações vindas de docentes de outras instituições, estudantes de programas de pós graduação e de cursos de licenciaturas enriquecem a formação dos nossos estudantes, ampliando os horizontes sobre a pesquisa em ensino de Física e também em sua formação docente e humana.

O estudante Carlos Eduardo Lisboa Marinho apresentou trabalho no XXV SNEF e considerou uma experiência positiva, ressaltando “a oportunidade de conhecer outra Instituição de Ensino Superior e seus profissionais, além de ver outros trabalhos, outras formas de pensar o ensino e a pesquisa no ensino de Física”.

Renata Silveira Moreira Rodrigues também apresentou trabalho e avaliou sua participação como uma experiência que contribuiu muito para a formação dela. “Foi muito gratificante perceber que todo o trabalho que realizamos no IF tem propósito e é relevante para a comunidade acadêmica. O evento foi um momento para compartilhar saberes e também para aprender muito com a pesquisa científica”, comentou a estudante.

Ariel Postal definiu sua participação no evento como “uma experiência enriquecedora”. O discente relatou o seguinte:

Este ano, tive a oportunidade única de participar do Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), um evento que se revelou uma jornada enriquecedora de aprendizado, compartilhamento e inspiração. As palestras foram verdadeiramente inspiradoras, proporcionando uma visão ampla e motivadora do papel crucial do ensino de física na formação dos futuros cientistas e cidadãos.

Tive a oportunidade de apresentar um trabalho que desenvolvi para a disciplina de Tópicos de Astronomia. A resposta positiva da plateia e as perguntas estimulantes durante a sessão de perguntas e respostas destacaram a importância do compartilhamento de experiências e ideias inovadoras no campo do ensino de física.

Um dos pontos altos do SNEF foi a interação com outros participantes. Durante os intervalos, pude trocar ideias com educadores, pesquisadores e estudantes. Essas conversas informais foram tão valiosas quanto as sessões formais, proporcionando insights e perspectivas que enriqueceram meu trabalho e minha compreensão do cenário atual do ensino de física no Brasil.

Trabalhos apresentados

TÓPICOS DE FÍSICA DO NOVO ENSINO MÉDIO E NOS LIVROS DIDÁTICOS ATUALIZADOS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO – Laiane Caio; Camila Riegel Debom.

ANÁLISE SOBRE A RELEVÂNCIA DA ATIVIDADE EXPERIMENTAL NO ENSINO DE FÍSICA PARA O ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA – Carlos Eduardo Lisboa Marinho; Maria Fernanda Bianco Gução.

VIVENCIANDO A PRÁTICA POR MEIO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA – Marcos Vinicio Hensel; Renata Silveira Moreira Rodrigues; Vanderléia Kafer; Maria Fernanda Bianco Gução.

SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL PARA O ESTUDO DA GRAVITAÇÃO UNIVERSAL – Ariel Postal; Maria Fernanda Bianco Gução.

MAPEAMENTO SOBRE O ENSINO DE FÍSICA PARA SURDOS E DEFICIENTES AUDITIVOS NO BRASIL: RECURSOS DIDÁTICOS, METODOLOGIAS E DESAFIOS PARA A EFETIVA INCLUSÃO – Vanderléia Kafer; Maria Fernanda Bianco Gução.

PROFESSORES DE CIÊNCIAS E SUAS REPRESENTAÇÕES DA FÍSICA QUÂNTICA – Renata Silveira Moreira Rodrigues; Camila Riegel Debom.