Início do conteúdo

Estudantes do Campus Bento Gonçalves conquistam seis medalhas na OBA


Seis estudantes do Campus Bento Gonçalves conquistaram medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) 2020. Os participantes obtiveram três medalhas de ouro, duas medalhas de prata e uma medalha de bronze. O aluno Vinícius Bergonzi Lazzari obteve a nota máxima na Olimpíada.

A Coordenadora o Curso de Licenciatura em Física, professora Camila Riegel Debom, salienta que os estudantes mais bem classificados na OBA participam de eventos internacionais e recebem oportunidades de bolsas de estudo. Ela e o professor Paulo Vinicius dos Santos Rebeque foram responsáveis pela participação inédita dos alunos do Campus Bento Gonçalves na 22ª edição da Olímpiada, que foi realizada de forma virtual, nos dias 12 e 13 de novembro de 2020.

MEDALHAS DE OURO:

  • Vinícius Bergonzi Lazzari – estudante do curso Técnico em Informática para a Internet integrado ao Ensino Médio;
  • Bianca Battisti – estudante do curso Técnico em Meio Ambiente integrado ao Ensino Médio;
  • Allana Canacar Biscaia – estudante do curso Técnico em  Meio Ambiente integrado ao Ensino Médio.

MEDALHAS DE PRATA:

  • Luan Baggio – estudante do curso Técnico em Informática para a Internet integrado ao Ensino Médio;
  • Verônica Rodrigues Miecikowski  – estudante do curso Técnico em Meio Ambiente integrado ao Ensino Médio.

MEDALHA DE BRONZE:

  • Marcelo Basso – estudante do curso Técnico em Informática para a Internet integrado ao Ensino Médio.

Sobre a Olimpíada

Realizada em fase única e voltada para todos os estudantes dos ensinos fundamental e médio, a olimpíada, em seus 23 anos de existência, já superou a marca de 10 milhões de participantes.

É dividida em quatro níveis, sendo os três primeiros dirigidos a alunos do ensino fundamental e o quarto para o ensino médio. A prova é composta por dez perguntas, sendo sete de astronomia e três de astronáutica. A maioria das questões é de raciocínio lógico. As medalhas são distribuídas conforme a pontuação obtida por cada nível.

Os melhores classificados na OBA representam o Brasil nas olimpíadas Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA) e Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica de 2021 (OLAA). Os participantes da edição 2020 da OBA concorrem ainda a vagas nas Jornadas Espaciais que acontecem em São José dos Campos (SP), onde recebem material didático e assistem a palestras de especialistas (Fonte: Agência Brasil).

Fim do conteúdo