Estudantes de Cursos Técnicos integrados ao Ensino Médio promovem evento em escola municipal

As turmas dos Cursos Técnicos em Viticultura e Enologia (2º ano) e Administração (3º ano) realizaram um evento na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Borges Frota (Caic), na tarde do dia 6 de novembro.

As atividades foram resultados do projeto denominado “Plano de Ação Social: Pelo despertar da Empatia”, uma ação curricular de Extensão inspirado no Projeto Compaixão, idealizado e coordenado pela professora Anelise D’Arisbo, com a colaboração dos docentes Cibele Alves dos Santos, Karine Pértile, Diego Eduardo Lieban e Jonatas Campos Martins.

Leia abaixo o relato da professora Anelise sobre o evento:

Ele teve como objetivo estimular que os estudantes atuem de maneira planejada e cooperada em atividades sociais (…). Para tal, deveria ser realizado um evento promotor do bem social voltado a: proporcionar a reflexão da prática social ao longo de uma educação empreendedora do estudante enquanto o agente de transformação e de inovação social além de fomentar a formação tecnológica para a comunidade discente ao aliar as entregas efetuadas com o laboratório maker da instituição; e fornecer meios para que a IES atue enquanto intermediária da ação e estabelecer meios de interação entre comunidade interna e externa.

Os discentes, então, estabeleceram os objetivos da ação, as estratégias para o atingimento da mesma, que deveria abranger o evento em uma tarde toda com as crianças do Jardim A e B do Caic, totalizando em torno de 160 crianças, bem como a entrega de uma lembrança para as mesmas.

Ao longo do planejamento nas dimensões de Gestão Operacional, Gestão de Pessoas, Marketing, Gestão Financeira, e Gestão Socioambiental, foram divididas tarefas, organizados e arrecadados recursos, planejada a entrega e a execução do evento à instituição que contou com participação de parceiros como a NEST que levou oficina de dança, Senalba Caxias que doou algodão-doce na data do evento.

Além disso, servidores do IFRS auxiliaram comprando rifas e doando valores para as turmas, parceiros doaram brindes para a rifa, turmas do médio doaram doces para a montagem dos kits e o Projeto Compaixão emprestou parte das fantasias utilizadas na data.

Assim, a ação foi resultado de um esforço conjunto, que com muito trabalho proporcionou uma tarde mágica, expressa nas palavras da Supervisora Pedagógica, Luciane Piccin Comparin : “Boa noite! O que falar da tarde de hoje! Palavras não descrevem a alegria, o carinho, o cuidado, a dedicação que o grupo ofereceu para nossas crianças.

Cada atividade organizada, e realizada com sucesso. Pessoas tão especiais, que se propuseram a realizar algo tão especial para crianças que nem conheciam. Como agradecer? A tarde foi especial! Foi fantástica. Foi mágica. O olhar de nossas crianças, os gritos de felicidade que nossas crianças deram ficarão guardados em nossos corações para sempre. O que foi feito hoje, com certeza ficará na lembrança deles.

Uma menina falou assim, ‘profe Lu eu ganhei meu picolé de uma princesa!’ Com os olhos brilhando de felicidade. Foi uma tarde inesquecível. Obrigada mais uma vez. Obrigada!!! Gratidão!!!”

Dessa forma, acredita-se que ações como esta, ao tempo que desacomodem seus participantes, tornem possível constituir a educação empreendedora aliada à formação integral do discente que a instituição de ensino deseja.

Professora Anelise D’Arisbo