Estudantes de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio apresentam adaptações de peças de Shakespeare

Nos dias 19 e 22 de setembro, as turmas de 2º ano dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio apresentaram adaptações de quatro peças do dramaturgo inglês William Shakespeare. As encenações são parte de um projeto de leitura desenvolvido pelas professoras Amelia Biesek Lovatto e Minéia Frezza para a disciplina de Língua Inglesa.

A professora Amélia explica que as apresentações são apenas a culminação de um longo período de trabalho, que teve início ainda julho. A primeira etapa foi ler as peças originais, assim, cada turma realizou a leitura completa de uma das obras em uma edição bilíngue. Após, os estudantes tiveram de reescrever a peça, adaptando-a para o inglês contemporâneo, bem como resumi-la. As quatro peças lidas foram Otelo, Júlio César, Henrique VIII e Coriolano.

Após produzirem um novo roteiro para a peça, as turmas ensaiaram e elaboraram o cenário e o figurino para se apresentar. Esse trabalho se deu ao longo de cinco semanas. No final, os estudantes apresentaram uns para os outros mais de 40 minutos de peça completamente em inglês.

Foi muito interessante observar as adaptações, observa a professora Amelia, mesmo as turmas que leram as mesmas peças tiveram um resultado diferente, pois cada uma fez escolhas próprias sobre o que manter e o que cortar da história original. Além disso, cada uma imprimiu no texto um pouco de sua própria personalidade, adicionando, por vezes, um tom humorístico ou mais sombrio à obra.

Ao longo do desenvolvimento do projeto, os alunos trabalharam diversas habilidades e competências, como a leitura e compreensão textual, a síntese de ideias e o vocabulário (na parte da língua inglesa), a leitura dramática, a performance corporal e a criatividade (na parte artística), bem como o trabalho em equipe, relata a docente.