Estudantes de Agronomia participam de atividades letivas na Região Noroeste do RS

Do dia 1º ao dia 3 de abril, estudantes do 8º semestre do Curso de Bacharelado em Agronomia realizaram visitas técnicas em propriedades localizadas nos municípios de Três Passos, Palmeira das Missões e Boa Vista das Missões, na Região Noroeste do Rio Grande do Sul.

Na viagem a essas cidades que compõem a bacia do Rio Uruguai, denominada de Alto Uruguai, os alunos foram acompanhados pelos professores Raul Matos, Luis Rupp e Tatiele dos Santos e pelos técnico-administrativos em educação, Ismael Neu, Jair Matias, Marcos Toebe e Daniel Ratajenski.

O professor Raul informa que durante os três dias o grupo de alunos e servidores do Campus Bento Gonçalves acamparam na propriedade agrícola da família de Alana, Alexia e Rossolano de Bem.

Veja o relato do docente sobre a viagem de estudos:

Na primeira visita, em 1º de abril de 2023, fomos recepcionados pelo Engenheiro Agrônomo Alexandre Bourscheid, um dos sócios da empresa BMF Orgânicos Yucumã que presta assistência técnica e fornece bioinsumos aos produtores da região, com abrangência de 15.000 ha. Na oportunidade, foi apresentado aos alunos do IFRS Campus BG o funcionamento e o portfólio da empresa, aproximando o conhecimento teórico com a prática.

Ainda na parte da manhã, foi visitada a propriedade da família Petter e Fokinck onde conheceram o projeto “Da lavoura ao prato”, que produz 25 ha de milho orgânico, processado no moinho de pedra da família. A cultivar de milho utilizada é a SCS155 Catarina (VPA), distribuída na região pela BMF, licenciada da EPAGRI. Ainda na mesma propriedade, foi visitada uma área de 80 ha de soja orgânico. Essa área é cultivada com sementes Embrapa (BRS 511, BRS 539, BRS 546 e BRS 284) com manejo biológico de pragas e doenças e adubação de sistema.

No dia 2 de Abril, as atividades começaram com a visita a lavouras de soja, milho safrinha e sorgo na propriedade do senhor Rossolano Galvão de Bem. A semeadura da cultura da soja foi quando da visita técnica anterior, realizada no mês de novembro de 2022 por alunos da agronomia. Ainda na parte da manhã, foi realizada visita na Cerealista Agrobon, onde os alunos conheceram o funcionamento desde o recebimento, determinação de impureza, umidade, descarregamento, secagem, e armazenamento de grãos. Essa visita foi conduzida pelos colaboradores da empresa, Kely Cortese, Edilson de Bem e Jessé Rodrigues Goularte.

Na parte da tarde a atividade foi o acompanhamento de colheita, com a turma dividida em dois grupos. O primeiro Grupo acompanhou os trabalhos na propriedade do senhor Roberto Dalcin e a troca de informações técnicas prestadas pelo responsável técnico, senhor Luis Carlos Taffarel, e pelo operador da colhedora, senhor Ico. Na ocasião, os alunos puderam acompanhar a atividade de colheita da soja, observando aspectos relacionados à colheita, e puderam realizar o questionamento sobre o manejo das lavouras.

O segundo grupo foi recebido na propriedade da Agrobon pelos irmãos e sócios da empresa, Rubens, Clésio e Carlos Bonfante, que contaram a história da família na produção de grãos, que remete ainda aos anos de 1960, iniciada pelo patriarca da família, senhor Ivo Bonfante. Os alunos também puderam acompanhar a operação em uma colheitadeira de última geração operada pelo senhor Rubens Bonfante, 74 anos, quando compartilhou sua experiência de mais de 60 anos em operação de máquinas agrícolas.

No final da tarde os alunos ainda visitaram lavouras de feijão cultivadas como safrinha em resteva de milho. Na mesma propriedade foi proporcionada demonstração da pulverização agrícola noturna realizada pelo jovem Felipe Fiorilo Matias da Rosa, oportunizando aos alunos o contato com o funcionamento de piloto automático em pulverização agrícola noturna.

No terceiro dia a visita foi na matriz da unidade de produção das Sementes Trentin, em Palmeira das Missões. Os alunos foram recebidos pelo gerente comercial, Felipe Trentin, e pelo seu pai, César Trentin, sócio-proprietário da sementeira. Foi realizada a visita em uma área de produção de sementes das variedades de soja Zeus e Vênus, na mesma unidade foi visto o diferencial da irrigação na produção de grãos, pois esse talhão é irrigado por sistema de pivô. Ainda na sementeira, foi visitada a parte de Classificação e Tratamento de sementes e, na parte da tarde, os alunos visitaram o laboratório da sementeira.

A visita proporcionou contato excelente com uma realidade da produção de grãos, orgânicos e convencionais, muito diversa da vivida na região da Serra Gaúcha, oportunizando uma vivência significativa para a formação dos participantes tanto docentes, técnicos e discentes.