Estudantes da Licenciatura em Matemática e docentes do Campus promovem atividades com alunos e professores da Escola Municipal Alfredo Aveline

“Elaboração de produtos derivados da uva e a Matemática escolar: possíveis aproximações” é o título de um Projeto de Extensão que está sendo realizado pelos estudantes do Campus Bento Gonçalves que participam do Programa de Residência Pedagógica e professores. A ação é desenvolvida com os alunos do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Municipal de Ensino Médio Alfredo Aveline.

Trata-se de uma ação interdisciplinar, que envolve docentes das duas instituições. Além do estudo teórico sobre os processos de elaboração de sucos e vinhos, haverá visitas guiadas a três instituições ligadas ao setor vitivinícola, uma delas é a vinícola-escola do Campus Bento Gonçalves.

A ação prevê a participação de cinco professores da área técnica do Campus, três docentes de Matemática, cinco alunos do Curso Superior de Licenciatura em Matemática, residentes do Programa Residência Pedagógica, além de professores de Matemática, Biologia e Química da Escola Municipal e 36 estudantes do terceiro ano do Ensino Médio.

O estudo das temáticas é realizado a partir de cinco encontros presenciais. Na sequência, os estudantes, organizados em grupos, receberão situações-problemas, os quais deverão ser problematizadas e apresentadas as possíveis soluções em um seminário e, posteriormente, seus resultados na mostra técnica da Instituição. O projeto conta, também, com a experiência de elaboração de um produto derivado da uva.

“É na prática de sala de aula que obtemos o domínio da docência. Por isso, projetos desse cunho promovem uma troca de saberes imensa, tanto com colegas discentes quanto com os docentes envolvidos para tal causa”, avalia o aluno do Curso de Licenciatura em Matemática Paulo Roberto Bacchi da Silva.

O estudante afirma que sempre defendeu que “a interdisciplinaridade deve ser garantida em sala de aula, buscando o despertar de conhecimentos novos e/ou adormecidos de maneira a praticá-los e estudá-los juntando habilidades já vistas e a iniciação de outras”.

A coordenadora do ação, professora Fernanda Zorzi, enfatiza que “a realização de projetos como este, no contexto da Formação de Professores, possibilita a ampliação da formação docente na perspectiva de propostas interdisciplinares e com aprendizagens significativas, além de promover a aproximação entre as instituições formadoras e as escolas de Educação Básica”.