Estudante recebe da Assembleia Legislativa o Prêmio Jovem Cientista 2020 por trabalho desenvolvido no Campus

Crédito da foto: Vinicius Reis / Divulgação AL RS

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul entregou na quarta-feira, dia 10, o Prêmio Jovem Cientista 2019 e 2020, na Sala José Lewgoy do Solar dos Câmara. Entre os agraciados com a distinção estava a estudante Lorenza Pabst Botton, premiada em 2020 pelo trabalho “Razão e paixões na moralidade em Hume”, desenvolvido sob orientação do professor Franco Nero Antunes Soares.

Naquele ano, ela obteve a segunda colocação na Mostratec, na área “Educação e Humanidades”, e recebeu também o destaque “Prêmio APM-Liberato – CNPq” com essa pesquisa. Na ocasião, era aluna do Curso Técnico em Viticultura e Enologia integrado ao Ensino Médio no Campus Bento Gonçalves do IFRS.

Em 2021, Lorenza participou da ISEF Regeneron International Science and Engineering Fair, uma das maiores feiras de ciências do mundo. Sobre o prêmio recebido na Assembleia Legislativa, ela diz que está “muito emocionada com todo reconhecimento e dimensão que o projeto tomou”. Em seu perfil nas redes sociais, publicou o seguinte:

Todo meu agradecimento ao prof. Franco Soares pela oportunidade de fazer parte do projeto, pelas tardes de leitura, escrita e discussão e pela introdução à filosofia humeana que me convenceu que, sim, a razão é, e sempre será, escrava das paixões. Ao @ifrsoficial, por propiciar a iniciação científica durante o ensino médio a mim e a diversos outros alunos que fazem projetos de pesquisa, ensino e extensão espetaculares e representam a instituição no Brasil e no exterior. Muito feliz em ter feito parte dessa história e muito grata pela oportunidade.

Lorenza Pabst Botton com o prêmio recebido na Assembleia Legislativa.
Crédito da foto: Gabriel Conci da Silva.