Estudante do Campus premiada na Mostratec 2020 participa da Reunião Anual da SBPC

A estudante Lorenza Pabst Botton está participando da 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que está acontecendo entre os dias 24 e 30 de julho de 2022, na Universidade de Brasília (UnB). Egressa do Curso Técnico em Viticultura e Enologia integrado ao Ensino Médio do Campus Bento Gonçalves, ela recebeu diversos prêmios pelo trabalho “Razão e paixões na moralidade em Hume”, desenvolvido sob orientação do professor Franco Nero Antunes Soares, entre eles o Prêmio Jovem Cientista 2020.

Lorenza relata que já nos primeiros dias da Reunião Anual da SBPC teve contato com grandes cientistas e figuras públicas e cita como exemplos Margareth Dalcolmo e Sidarta Ribeiro. “Está todo mundo comentando sobre a importância da ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento do país em uma análise pós-pandemia, sinto que estou participando de uma edição histórica”, informa a egressa do Campus.

A participação da Lorenza na reunião anual da SPBC deste ano é fruto tanto de sua dedicação como pesquisadora, ainda enquanto estudante do ensino médio, e das oportunidades que uma formação científica, crítica e integral como a nossa oferece aos jovens, pondera o professor Franco. Todas as experiências que a Lorenza pode vivenciar por ter sido estudante do Campus Bento Gonçalves do IFRS certamente colaborarão para ela tenha um futuro brilhante, avalia o docente.

Ele considera que experiências como a da Lorenza deveriam servir para que a sociedade brasileira perceba que a manutenção e o financiamento de uma educação democrática, laica, pública, gratuita e de qualidade é fundamental tanto para o desenvolvimento econômico do país quanto para a construção de uma nação mais justa, inclusiva e solidária.

As Reuniões Anuais da SBPC são realizadas desde 1949 ininterruptamente, com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia. O evento tem os objetivos de debater políticas públicas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação e de difundir os avanços da Ciência nas diversas áreas do conhecimento para toda a população, informam os organizadores.