Estudante do Campus integra delegação brasileira na Regeneron ISEF 2021

A estudante Lorenza Pabst Botton, do Campus Bento Gonçalves, integrará a delegação brasileira em uma das maiores feiras de ciências do mundo, a ISEF Regeneron International Science and Engineering Fair. Além de Lorenza o IFRS também será representado pela estudante Victórya Leal Altmayer Silva do Campus Osório.

O trabalho coordenado pelo professor de Filosofia Franco Nero Antunes Soares, intitulado “Razão e paixões na moralidade em Hume”, que será apresentado na feira, já obteve a segunda colocação na Mostratec 2020 na área “Educação e Humanidades”. No evento a estudante também foi contemplada com o “Prêmio Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul”, pelo desempenho individual na Mostratec, o que lhe garantiu participar da 73ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em 2021, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O trabalho recebeu ainda o destaque “Prêmio APM-Liberato – CNPq”.

No trabalho, a pesquisadora busca compreender, a partir de ferramentas teóricas oriundas da filosofia, os processos psicológicos que levam as pessoas a agir da forma que agem e, a partir disso, incentivar o desenvolvimento de um modelo ético baseado nesses processos. A teoria humeana prevê que apenas as emoções podem dar fim às ações, e que a razão apresenta os meios para atingi-las. Com base nisso, um sistema ético não pode ser baseado em princípios exclusivamente racionais, mas deve influenciar o comportamento por meio das emoções.