Equipe vencedora do Hacka Vitis passará por incubação no Campus

A equipe vencedora do Hacka Vitis, maratona para criar soluções e provocar o modelo mental de inovação da cadeia da uva e vinho, passará por um período de incubação no Campus Bento Gonçalves do IFRS.

Realizado como parte da programação da 4ª edição da Wine South America (WSA), que ocorreu no período de 12 a 14 de setembro, em Bento Gonçalves, o evento Hacka Vitis buscou o desenvolvimento de soluções de inovação relacionadas aos principais desafios que envolvem o setor vitivinícola.

A atividade, realizada em parceria com a feira, o Campus Bento Gonçalves do IFRS e a empresa EvoluoLabs, contou com a participação de cerca de 20 alunos de graduação e pós-graduação do Instituto Federal e de outras instituições. Com base nos desafios encontrados previamente, os participantes se dividiram em três grupos durante a WSA e desenvolveram soluções para o setor vitivinícola.

Para auxiliar no desenvolvimento das atividades, cinco mentores auxiliaram os grupos durante as mais de 15 horas de trabalho. Entre as pessoas mentoras estavam Gustavo Pazzini e Milene Rostirolla, gestores de inovação e tecnologia do Inova RS Serra Gaúcha, programa da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS (Sict). “Colaborar como mentora no Hacka Vitis foi uma oportunidade única de fomentar a inovação no setor vitivinícola, contribuindo para solucionar os desafios dessa indústria em constante evolução. Vejo como uma ação fundamental para catalisar o progresso e a transformação do ecossistema”, explicou Milene.

Cada uma das equipes criou uma solução que atende a um desafio específico do setor. A equipe (AL)ternative Garrafas de Alumínio, formada por Clóvis Trombini, Francimara Ferreira, Gabriel Zanon, Giulia T. M. de Oliveira e Renata Campana, foi a vencedora. O grupo optou por resolver o desafio da falta de garrafas de vidro do setor, desenvolvendo uma solução com embalagens em alumínio.

Outra equipe, composta por Thais Eberle, Leonardo Zorzi, Pedro A. Ranzan e Júlia Salvadori, chamada de Vin-o, escolheu o desafio da divulgação e venda encontrado pelos pequenos produtores. Desenvolveu, para isso, um clube de vinhos exclusivos de pequenas empresas familiares, que visa a apresentar os vinhos que não possuem visibilidade.

O terceiro grupo, GenZWine, formado por Bruna Pereira, Deise Pelicioli, Gerusa Ceratti e Zaira do Vale, focou no desafio de vender para a geração Z. Como solução, desenvolveu o “Nosso aplicativo”, para auxiliar os jovens a descobrir e comprar vinhos de forma simples e personalizada.

O júri foi formado pela gestora da Wine South America, Jussara Konrad; pela gestora de projetos do Sebrae/RS, Angélica Brandalise; e pelo ex presidente da ABE e enólogo chefe da Vinícola Don Affonso, Andre Gasperin. O grupo vencedor, (AL)ternative Garrafas de Alumínio, irá passar por um período de incubação no IFRS. A ideia é que a solução vencedora seja aprimorada, para, assim, ser colocada em prática no mercado.

Trata-se de uma ação vinculada ao Projeto ClickUp do Campus Bento Gonçalves do IFRS,  coordenado pelo professor Ronaldo Serpa da Rosa, com a colaboração da professora Shana Flores e do professor Leonardo Cury.

Matéria de Milene Rostirolla, publicada em programainova.rs.gov.br, editada pela Coordenadoria de Comunicação do Campus Bento Gonçalves.