Início do conteúdo

Encontro de Pesquisadores e Extensionistas: participantes com inscrições homologadas podem se inscrever em minicurso


Foram divulgadas as inscrições homologadas para o 3º Encontro de Pesquisadores e Extensionistas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Além de assistir às palestras e mesas-redondas, os inscritos deverão escolher um dos minicursos da programação (confira a lista abaixo). 

Cada minicurso tem quatro horas de duração. As inscrições vão até 10 de agosto de 2023, no entanto, as vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de inscrição. O link para o formulário e mais informações estão disponíveis ao final da lista de inscrições homologadas

 

Minicursos:
  1. Ações de Extensão: da submissão à prestação de contas 

Ministrantes: Equipe PROEX 

A oficina abordará os fluxos de uma ação de extensão, desde a submissão em um edital, passando pelas diretrizes da Extensão, avaliação, papel do bolsista, até o relatório final e a prestação de contas. 

 

  1. Curricularização da Extensão – caminhos e perspectivas 

Ministrantes: Tomé de Pádua (IFSC) / Rosangela Ferreira (IFRS) 

A curricularização da extensão é uma abordagem que propõe a integração de atividades de extensão ao currículo acadêmico dos cursos. Surge como uma estratégia para fortalecer e sistematizar a extensão no âmbito acadêmico, inserindo-a de forma mais estruturada e contínua nos programas de ensino. As atividades de extensão tornam-se parte integrante e obrigatória na formação dos estudantes.Essa oficina pretende capacitar servidores extensionistas para compreender, planejar e implementar a curricularização da extensão em suas respectivas áreas de atuação acadêmica. Serão abordados aspectos relacionados ao desenvolvimento de projetos de extensão curricularizados, a integração da extensão com o currículo acadêmico, bem como boas práticas e experiências de curricularização existentes em outros Institutos Federais. 

 

  1. Territórios em Transformação: os IFs como equipamentos culturais na perspectiva do IFRS 

Ministrante: Sandro Ouriques Cardoso(UFMG) / Viviane Diehl (IFRS) 

A partir da análise de indicadores culturais dos campi do IFRS, a oficina propõe-se a discutir acerca das potencialidades dos Institutos Federais como equipamentos culturais ativadores de transformações de impacto social, econômico e cultural em seus territórios de inserção. Visa refletir sobre agentes, espaços e práticas voltadas à arte e à cultura nos campi, de modo a colaborar na construção e no desenvolvimento de projetos e planos de ação dos Núcleos de Arte e Cultura (NACs). 

 

  1. Redação Científica 

Ministrante: Marcia Cristiane Vaclavik (IFRS/ PROFNIT) 

Essa oficina abordará a escrita científica de artigos acadêmicos, visando capacitar pesquisadores a qualificar seus textos e aumentar as chances de divulgação de suas pesquisas em revistas e journals de alto impacto. Serão abordados tópicos que se referem à estrutura de um artigo, técnicas de redação e outras dicas importantes sobre o processo de publicação do conhecimento científico. 

 

  1. Parcerias com organizações públicas e privadas: fluxos, normativas e documentos

Ministrantes: Anderson Yanzer (IFRS) e Erik Schuler (IFRS) 

Essa oficina abordará os procedimentos para a realização de parcerias contemplando a elaboração da minuta, plano de trabalho, plano de aplicação de recursos e demais documentos necessários para formalizar a cooperação. O curso irá abordar desde aspectos relativos às atribuições de cada partícipe, passando pela propriedade intelectual nas parcerias, questões de sigilo, fundação de apoio, entre outros. 

 

  1. Elaboração e tramitação de projetos para o CEP/IFRS

Ministrante: Cintia Stocchero (IFRS), Marcelo Mallet Siqueira Campos (IFRS) e Luiz Fernando Ferreira (Conselho municipal de saúde de Bento Gonçalves) 

Oficina voltada a pesquisadores ou qualquer servidor que tenha curiosidade sobre como elaborar e tramitar projetos no sistema CEP/CONEP com um olhar específico às questões éticas envolvendo os participantes de pesquisa. Serão discutidos os principais aspectos éticos que costumam ser analisados nos protocolos de pesquisa, bem como realizadas atividades práticas de análise de situações comuns.

 

Sobre o evento

O 3º Encontro de Pesquisadores e Extensionistas será realizado nos dias 23 e 24 de agosto de 2023, no Salão de Atos do Campus Bento Gonçalves. Acesse aqui a programação completa.

 


Matéria: Departamento de Comunicação da Reitoria

Fim do conteúdo