Geral
Empresa Agri-T é apresentada durante o desenvolvimento do projeto TechTrap
Em desenvolvimento no Campus Bento Gonçalves, o projeto ”TechTrap: Sistema 4.0 automatizado de monitoramento remoto para auxílio no controle da mosca-das-frutas” encaminha o lançamento de uma empresa: a Agri-T. Esse é um dos objetivos estipulados para o programa, pois o projeto foi amparado pelo recurso do Edital IFES n° 05/2020 – Empreendedorismo Inovador com foco na Economia 4.0, e na época conquistou o primeiro lugar em sua categoria no edital nacional.
Com o objetivo de transferir tecnologia para a resolução de problemas da sociedade, o projeto desenvolveu uma solução de monitoramento automatizado da mosca-das-frutas, com o uso de uma inteligência artificial e alertas diários de infestação enviados diretamente ao celular do agricultor. Esta observação frequente impacta diretamente na produção das mais diferentes culturas prejudicadas pela A. fraterculus, mais conhecida como mosca-das-frutas, principal praga da fruticultura mundial. Com a comercialização da armadilha, a equipe visa proporcionar vantagens sustentáveis e econômicas ao produtor, principalmente em culturas como citros, pêssego, ameixa, uva de mesa, entre outros. Atualmente as primeiras armadilhas desenvolvidas pela empresa estão em fase de teste com seus agricultores parceiros, nos municípios próximos ao Campus Bento Gonçalves.
Durante seu desenvolvimento, a equipe de alunos e professores de diferentes áreas (agronômica, tecnológica e administrativa) manteve-se focada no desenvolvimento da solução e também na formação do plano de negócio. O grupo contou com mentorias do Sebrae para o acompanhamento da formação da empresa, que atualmente inicia seus passos como uma startup. A empresa que visa o desenvolvimento de soluções tecnológicas para a agricultura com foco sustentável e inovador recebe o nome de Agri-T, unindo tecnologia e agricultura.
As atualizações do projeto e o desenvolvimento da startup podem ser acompanhadas pelo Instagram.