Início do conteúdo

Dirigentes de Grupo Escoteiro reúnem-se com direção do Campus


O Campus Bento Gonçalves do IFRS recebeu a visita de dirigentes do Grupo Escoteiro Ciretama.

Claudia Fernanda Giusti Anderson, akelá da Alcatéia Lobo Valente, Daniel Flores Anderson, chefe-assistente da Tropa Escoteira Cascavel, e Lincoln Luis de Sousa Gadelha, chefe-assistente da Alcatéia Lobo Valente, foram recebidos pelo diretor-geral, professor Rodrigo Otávio Câmara Monteiro, na terça-feira, dia 2 de maio.

Na ocasião, os dirigentes do Grupo Escoteiro apresentaram alguns objetivos, a missão, princípios e valores que norteiam os escoteiros, destacando:

  1. O respeito pela natureza, a tolerância, a igualdade, o companheirismo, a atividade física e a capacidade de superar adversidades;
  2. Honra, integridade, lealdade, presteza, amizade, cortesia, respeito e proteção da natureza, responsabilidade, disciplina, coragem, ânimo, bom senso, respeito pela propriedade e autoconfiança e sempre fazer o seu Melhor Possível;
  3. Método Escoteiro é um sistema de progressão que tem a intenção de estimular as capacidades e interesses de cada jovem. Isso acontece através de desafios a serem superados, da vivência de aventuras, do incentivo à exploração, a realização de descobertas, a experimentar coisas novas, inventar e desenvolver a capacidade para encontrar soluções; mas sempre respeitando individualmente os limites de cada jovem.

Explicaram que esse sistema de progressão depende da combinação de cinco elementos para ocorrer: Aceitação da Lei e da Promessa Escoteira; Aprender fazendo; Vida em equipe; Atividades progressivas, atraentes e variadas;  Desenvolvimento pessoal com orientação individual.

Na ocasião, aproveitaram para fazer duas solicitações:

  • O agendamento de uma visitação do grupo dos Lobinhos ao Campus (em torno de 60 crianças de 7 a 11 anos);
  • Apoio na realização do Acantonamento Distrital Lobinho, evento que reunirá aproximadamente 270 pessoas de diversos grupos escoteiros.  

O diretor do Campus informa que houve “uma convergência de entendimento da importância de uma aproximação dos escoteiros com a nossa instituição por questão de alinhamento de valores/missão/trabalho social e de solidariedade que executam”. 

Rodrigo destaca “a formação das crianças/adolescentes/jovens e que pode ser uma janela muito importante de divulgação institucional, tendo em vista que não somente as crianças podem despertar o interesse de vir fazer parte da nossa comunidade, mas, também, pelo fato dos pais participarem ativamente das atividades dos escoteiros e, consequentemente, também passarão a conhecer com mais profundidade o que fazemos aqui.”

A visitação do grupo dos Lobinhos ao Campus deve ocorrer no dia 27 de maio e, após essa data, está prevista outra reunião para avaliar e planejar ações conjuntas.

 

Fim do conteúdo