Curso de Bacharelado em Agronomia realizou a 3ª Jornada Acadêmica

Nos dias 5 e 6 de outubro de 2022, foram realizadas no Salão de Atos do Campus as palestras que integraram a programação da 3ª Jornada Acadêmica da Agronomia, com a temática “Inovação e inclusão no campo”.

O evento foi organizado pelo Diretório Acadêmico e pela Coordenação do Curso Bacharelado de Bacharelado em Agronomia, com o apoio da Diretoria de Ensino do Campus, e esteve aberto à comunidade acadêmica em geral.

Os temas e palestrantes foram os seguintes:

• Importância da mulher na agricultura
    Cedenir Postal (presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares de Bento Gonçalves); Mariana Caroline Marcon, Suzana Maggioni Bertuol, Neiva Maria Thums Zimmer, Teresinha Belitzki Tonet (agricultoras familiares).
  • Sustentabilidade, desafios para a agronomia
    Valdecir Ferrari (diretor e sócio da empresa Beigrupo).
  • Pulverização de diferentes culturas com drones
    Luan Peruzzo, Renato Pasin (diretores da RLTekno Soluções Tecnológicas).
  • Meio ambiente e licenciamento ambiental em atividades agrossilvipastoris
    Arthur Eduardo Vanzella (eng. ambiental e servidor na Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Município de Guaporé/RS).
  • Tendências para a mecanização agrícola
    Tiago Rodrigo Francetto (Dr. em engenharia agrícola e professor da UFSM – Cachoeira do Sul/RS).

No dia 7 de outubro, os alunos do Curso de Bacharelado em Agronomia realizaram uma visita técnica em Ijuí/RS. No local, os estudantes foram recebidos pelo professor Deivid Araújo Magano e puderam conhecer o programa de melhoramento genético vegetal da Unijuí, conduzido pelo professor Ivan Ricardo Carvalho.

O Coordenador do Curso de Bacharelado em Agronomia do Campus Bento Gonçalves, professor Luís Fernando da Silva, informa que os alunos tiveram uma explicação de como funciona a pesquisa em melhoramento vegetal para a seleção de cultivares de aveia e linhaça e visitaram a estação experimental onde são realizados os cruzamentos genéticos. Durante a tarde, eles visitaram agricultores que utilizavam a irrigação por pivô central para a cultura da soja, algo pouco comum para a Serra Gaúcha.

O evento foi importante pois, após dois anos de pandemia, os alunos puderam se reunir para discutir assuntos atuais e entrar em contato com a realidade do campo, condições necessárias para a formação de um bom profissional, avalia o professor Luís Fernando.