Conversas Literárias realiza ação de leitura na Escola Municipal de Ensino Médio Alfredo Aveline

Na segunda-feira, dia 28 de agosto, o projeto de extensão Conversas Literárias realizou uma ação na Escola Municipal de Ensino Médio Alfredo Aveline. Na ocasião, as integrantes do projeto, a professora Amelia Biesek Lovatto e a estudante Sofia Casanova Comparin, leram com uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental o conto “A moça tecelã”, de Marina Colasanti.

O conto traz a história de uma moça que, com sua, lã transformava fios em realidade: tecia o pôr do sol, os alimentos, um cobertor, enfim, aquilo que fosse necessário para viver. Um dia a moça, sentindo-se solitária, teceu para si um homem, seu companheiro. Mas ele, ao ver os poderes da tecelã, passou a usá-los para saciar suas vontades: uma casa maior, um castelo, uma estrebaria com cavalos. E, assim, as necessidades da tecelã foram sendo reduzidas a nada pelo companheiro, até que ela decidiu libertar-se dessa situação, destecendo tudo que havia criado para o homem, inclusive ele próprio.

Sobre a experiência, Sofia, bolsista do projeto, observa que “os alunos da escola Alfredo Aveline demonstraram interesse na leitura e foram participativos durante a nossa visita e apresentaram ideias e visões legais e diferentes sobre a obra ‘A Moça Tecelã’ de Marina Colasanti.”. Na discussão, os principais temas destacados pelos estudantes foram a ganância do homem, a solidão da tecelã e a revolta da criatura contra seu criador. A respeito da solidão, o grupo comentou sobre a relação do conto com o ditado popular “às vezes é melhor estar só, do que mal acompanhado”. Assim, foi possível para os estudantes perceberem que o conto tangencia diversos temas, possibilita diversas interpretações, bem como permite fazer relações intertextuais com dizeres do cotidiano.

O Conversas Literárias tem como objetivo promover a leitura em sua função lúdica e catártica, explorando o prazer na leitura literária. Para isso, uma das estratégias de mediação literária é a leitura conjunta em voz alta. Assim, os participantes leem juntos o texto, emprestando sua voz e sua escuta às palavras escritas. Nesse sentido, outro ponto observado na experiência com os estudantes da Escola Alfredo Aveline é que, mesmo sem serem obrigados, a maioria dos alunos escolheu ler o texto para os colegas.

Para além de ações como essa, o Conversas Literárias realiza encontros semanais para leitura e discussão de contos. Em setembro, serão realizados dois encontros presenciais (dias 06/09, quarta-feira, e dia e 18/09, segunda-feira) às 12h15 na Sala do Niepech, e um encontro on-line na terça-feira, dia 12/09, às 19h, no seguinte link do Google Meet: https://meet.google.com/djv-htrv-pxn

Nos encontros presenciais de setembro, o projeto irá fomentar um espaço de prática da língua inglesa através de leituras literárias bilíngues. O cronograma de leituras, bem como as divulgações das ações do Conversas, é disponibilizado no Instagram do projeto (@conversas.literarias), informa a professora Amelia.