Início do conteúdo

Conselho Municipal para Estudos Diretrizes e Projetos – Bento+20 realiza reunião no Campus


Na quinta-feira, dia 30 de novembro, à tarde, o Conselho Municipal para Estudos Diretrizes e Projetos – Bento+20 realizou sua reunião ordinária mensal no Campus Bento Gonçalves. Na ocasião, além de tratar dos assuntos pautados na convocação, foi uma oportunidade para os participantes conhecerem os ambientes e as ações de inovação da Instituição

O Campus Bento Gonçalves está representado em algumas Câmaras Técnicas do Bento+20 e nessa reunião ficou encaminhada a inclusão do IFRS, da Faculdade Cenecista e da Univates no projeto Bento+20/UCS. A ação tem o objetivo de trabalhar com essas instituições para que os TCCs, dissertações de mestrado, teses de doutorado e pesquisas de mercado realizadas contribuam com o futuro da cidade de Bento Gonçalves, na medida do possível, explica o Diretor-geral do IFRS-BG, professor Rodrigo Otávio Câmara Monteiro.

Também foi definido que o Bento+20 proporá reunião com o Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG) e as quatro instituições de ensino mencionadas para desenvolverem um plano em conjunto para o tema inovação (InovaBento). Representarão o Campus nesse Comitê Gestor do InovaBento a Diretora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Luciana Pereira Bernd, e a servidora Flávia de Conto, que atua na Assessoria de Gestão de Projetos e Parcerias.

Outro encaminhamento foi a nomeação de uma comissão para tratar da possibilidade de nossa cidade “trazer/participar” como um “braço-sede” do evento South Summit programado para o ano de 2023.

Sobre o Bento+20

Desde 2006, o CIC-BG tem liderado na cidade um projeto para pensar a Bento Gonçalves do futuro, rural e urbanisticamente. A iniciativa, que atendia pelo nome de Viva Bento, foi rebatizada para Bento+20 em 2019, ganhando, além do novo nome, o acréscimo de entidades para ampliar o debate de ideias e a representatividade do organismo.

Esse conselho, agora reconhecido por lei, tem a participação também do poder público e de universidades. A lógica de funcionamento segue sendo a mesma do Viva Bento, com câmaras setoriais para pensar a cidade em diversas frentes – só que agora para os próximos 20 anos, daí seu nome, Bento+20 (fonte: CIC-BG).

Clique aqui para visualizar a composição do Conselho Municipal para Estudos Diretrizes e Projetos – Bento+20

Fim do conteúdo