Início do conteúdo

Comitê para Prevenção, Monitoramento e Controle da Covid-19 reúne-se para avaliação do cenário local/regional


Na quarta-feira, pela manhã, o Comitê Local para Prevenção, Monitoramento e Controle da Covid-19 reuniu-se na Sala de Audiovisuais 2 do Campus Bento Gonçalves para fazer uma “avaliação do cenário local/regional e alinhamento de recomendações”.

Para além dos membros do Comitê Local, participaram presencialmente o Pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Amilton de Moura Figueiredo, e o Pró-reitor de Ensino, Lucas Coradini. Por webconferência, também participaram a médica Rosilene D’ Alascio D’ Amoreira, do Campus Rio Grande, e a técnica em segurança do trabalho Melina Bolfe, da Reitoria.

A reunião iniciou às 9h, com a fala do Diretor-geral do Campus, Rodrigo Otávio Câmara Monteiro, na qual enalteceu o trabalho realizado pelos membros do Comitê, que iniciou com uma reunião no mesmo local, no dia 18 de março de 2020. Agradeceu também aos convidados e passou a palavra ao Pró-reitor de Desenvolvimento Institucional.

O professor Amilton apresentou uma síntese do trabalho realizado pelo Comitê Central de Enfrentamento da Covid-19 – IFRS, do qual é Vice-presidente, ressaltando o Plano de Contingência para prevenção, monitoramento e controle da Covid-19, que se mantém atualizado, conforme o canário do momento, e está na quarta edição.

Na sequência, o professor Lucas iniciou sua participação por webconferência. Porém, devido a problemas de conexão da internet, deslocou-se da Reitoria ao Campus, participando presencialmente do encontro. O enfoque da fala do Pró-reitor de Ensino foi nas atividades letivas, as quais estão transcorrendo com normalidade, desde o retorno presencial. Mencionou, como exceção, uma situação pontual no Campus Sertão, que conta com residência estudantil, na forma de alojamentos, e precisou suspender as atividades presenciais por um curto período de tempo.

A médica Rosilene, que representa o IFRS no Comitê Científico de Apoio ao Enfrentamento da Pandemia da Covid-19 instituído pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, fez uma “avaliação epidemiológica da situação da Covid-19 em Bento Gonçalves”. Falou sobre a preocupação com o relaxamento em relação aos cuidados com as medidas de proteção, como o uso de máscara, ressaltando sua importância para diminuir a transmissão do vírus da influenza e do coronavírus, sobretudo neste período em que as temperaturas estão baixas. Destacou que, para maior eficácia no enfrentamento da variante Ômicron, é necessário o esquema vacinal completo. Entretanto, no estado, até o dia 30 de maio, apenas 46.2% da população havia recebido a quantidade de doses recomendada.  Hoje, 75,8% estão com esquema vacinal primário, duas doses, e 82,1% com apenas uma dose, informou.

Ao final da reunião, o Comitê Local definiu algumas medidas que serão implementadas nos próximos dias junto à comunidade interna do Campus em relação ao respeito à normativa de uso da máscara nos espaços fechados e à conscientização referente à importância de que sejam seguidos todos os protocolos estabelecidos no Plano de Contingência do IFRS.

Fim do conteúdo