Início do conteúdo

Comapa e Câmara Técnica do Desenvolvimento Rural do Bento+20 realizam reunião no Campus


Conselho Municipal de Agricultura (Comapa) tratou de projeto de incentivo à produção de uvas viníferas de qualidade superior e Câmara Técnica  (CT) do Desenvolvimento Rural do Bento+20 teve como pauta o planejamento do setor para os próximos 10 anos.

Em reunião realizada no Campus Bento Gonçalves do IFRS na manhã da quarta-feira, dia 6 de julho, o Comapa de Bento Gonçalves tratou, inicialmente, da apreciação de projeto de incentivo à produção de uvas viníferas de qualidade superior. Esse projeto municipal foi proposto pela Emater/RS-Ascar e pela Secretaria Municipal da Agricultura, com o apoio do IFRS-BG e da Embrapa Uva e Vinho no ano de 2021, mas começou a ser realmente implantado em 2022, relatou o chefe do escritório da Emater, Thompson Benhur Didoné.

A municipalidade criou uma Lei que prevê o incentivo de até 30 horas/máquinas e subsídio de 50% do valor das mudas de viníferas por ano/propriedade, limitado a 1 ha por ano e a 50% do valor das mudas de viníferas, limitadas a 4.000 mudas/ha, ou seja, o agricultor pode ter o subsídio de até 2.000 mudas por ano. Até o momento já foram aprovados 24 projetos, com área nova de plantio de viníferas em espaldeira, próxima a 20 ha. A previsão é de que se tenha mais projetos este ano. A prefeitura fez a previsão orçamentária de até R$1 mi para investir neste projeto, este ano. O projeto técnico é feito pela Emater, seguindo as orientações de cada cultivar e depois submetido para apreciação e aprovação no Comapa, explica Thompson.

Na sequência, a Câmara Técnica (CT) do Desenvolvimento Rural do Bento+20, que tem a mesma composição do Comapa (entidades listadas abaixo) e  sob a coordenação do Campus Bento Gonçalves do IFRS, representado pelo Diretor-geral, professor Rodrigo Otávio Câmara Monteiro, e a vice-coordenação da Emater/RS-Ascar, na pessoa do senhor Thompson Didoné, reuniu-se para revisitar e reanalisar o Planejamento Estratégico da CT do Desenvolvimento Rural do Bento+20, elaborado há 3 anos e publicado em 2020 (ver documento no link abaixo).

A CT realizou uma nova análise do ambiente e propôs uma nova e atualizada matriz de forças e fraquezas do setor, bem como a análise do ambiente externo, levantando as oportunidades e ameaças ao setor do Desenvolvimento Rural no município de Bento Gonçalves. A partir desta análise conjunta, nas próximas reuniões da CT do Desenvolvimento Rural do Bento+20, serão definidas as novas diretrizes norteadoras e as ações prioritárias do planejamento da CT. Houve um grande entusiasmo e motivação das entidades presentes no sentido de se propor e trabalhar para a construção coletiva de um plano de ação enxuto, pragmático e exequível, nas quais as entidades se comprometerão a executar ao longo dos próximos 10 anos para garantir a sustentabilidade, a competitividade e o constante desenvolvimento do setor rural, avalia o professor Rodrigo Monteiro.

Composição do Comapa:

Instituição  Titular e suplente
Apeb – Associação Produtores Ecológicos de Bento Gonçalves Carlos Alberto da Silva
João Luiz Sonza
Aprovale – Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos Jean Carraro
Marcelo Petroli
Associação Agricultores Familiares de Bento Vinicios Dall Oglio
Charles Strapazzon
Banco do Brasil Fabiano Mattana
Rodrigo Tres Silvestri
Banrisul Filipe Soares Lampert
Domingos Hilario Accorsi
Cooperativa Vinícola Aurora Maurício Bonafé
Tiago Fronza Frare
Emater Thompson Didone
Neiton Bittencourt Perufo
Embrapa João Carlos Tffarel
Adriano Mazzarolo
IFRS Rodrigo Otávio Câmara Monteiro
Giovani Farina
Inspetoria de Defesa Agropecuária de Bento Gonçalves William Augusto Smiderle
Vinicius Grasselli
Secretaria da Agricultura Volnei Christofoli
Marcelo Araujo Lerina
Sicredi Marcelo Luis Bettoni
Catia Filippon Lazzarotto
Sindicato Rural da Serra Gaucha Elson Schneider
Claimar Zonta
Sindicato Trabalhadores Rurais Cedenir Postal
Teresinha Belitzki Tonet
Subprefeitura de Faria Lemos Luis Carlos De Mari
Daniela Trevisan
Subprefeitura de São Pedro Juarez Fracalossi
Leonildo Cavalet
Subprefeitura de Tuiuty Tiago João Coser
Sady Fracalossi
Subprefeitura Vale dos Vinhedos Marciano Batistelo
Jandir Crestani

 

 

Fim do conteúdo