Colaboração em projetos é pauta de reunião da Direção do Campus com o Secretário Municipal de Turismo

Na sexta-feira, dia 2 de abril, o Diretor-Geral, Rodrigo Otávio Câmara Monteiro, recebeu o Secretário Municipal de Turismo de Bento Gonçalves, Davi da Rolt, para tratar da colaboração e parceria em projetos de relevância para o município que possam ser conduzidos pelo Campus, de forma a possibilitar aos estudantes de diferentes cursos espaços formativos práticos. Estiveram presentes na reunião, também, a Diretora de Extensão, Raquel Scotton, e o Diretor de Administração, Thiago Reis.

Inicialmente, o Secretário, que assumiu a pasta recentemente, apresentou as diretrizes que orientarão sua gestão frente ao Turismo de Bento Gonçalves, indicando: a priorização maior da promoção de eventos do que da realização; a prospecção de mais feiras e eventos na cidade, especialmente em períodos de baixo fluxo turístico; a gestão inovadora na Secretaria, com uma melhor gestão da informação para construção de diagnósticos mais realísticos que possibilitem a tomada de decisões mais assertivas; a aproximação com a academia para planejamento e execução das diferentes ações.

O professor Rodrigo Monteiro destacou a importância do apoio e do engajamento da Secretaria de Turismo na busca de recursos para viabilizar a revitalização e modernização da Vinícola-Escola do Campus. Argumentou a necessidade de inclusão desse espaço no roteiro turístico de Bento Gonçalves e que na proposta de revitalização do ambiente consta a construção de um espaço para a Enoteca, para o Núcleo de Memória e espaços preservados para recebimento de visitantes da comunidade local e turistas.

O Secretário foi muito receptivo à proposta, sinalizou alguns caminhos para a busca do recurso e se mostrou parceiro no apoio político e, inclusive, sugeriu que fosse agendada uma reunião com o Governador Eduardo Leite. Também apresentou uma proposta inicial de possível colaboração entre a Secretaria e o Campus para o levantamento de pontos/empreendimentos no Vale dos Vinhedos, mais especificamente na Leopoldina, de forma a compor um Centro Histórico daquela região. Por fim, os presentes reforçaram a importância da aproximação da Secretaria com o Instituto para fundamentar melhor e possibilitar a execução de projetos em conjunto.