Campus recebe autoridades para inauguração de obras dos Blocos D e K

Nesta quinta-feira, 28, o Campus Bento Gonçalves recebeu autoridades civis e acadêmicas para a inauguração de duas obras: o espaço de ensino no Bloco D e o local onde serão instalados os Laboratórios de Ciências Agrárias, no subsolo do Bloco K.

Os convidados foram recebidos às 9h30 no Bloco K, onde teve início a solenidade. Em seu pronunciamento de boas-vindas, o Diretor-geral do Campus, professor Rodrigo Otávio Câmara Monteiro, lembrou que as obras inauguradas atenderão a uma demanda antiga da área das Ciências Agrárias do Campus e ressaltou a importância dos novos espaços de aulas, disponibilizados no Bloco D. O primeiro curso ofertado pela Instituição foi o de Técnico em Viticultura e Enologia, em 1959, sendo criado posteriormente o Curso Técnico em Agricultura. Atualmente, o IFRS tem oferta em várias áreas e modalidades, do ensino médio/técnico à pós-graduação, em Bento Gonçalves. Para exemplificar, o dirigente lembrou que o IFRS é a instituição que mais forma professores na região.

Em seu discurso, o Prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Segabinazzi Siqueira, falou da importância e do prestígio do IFRS junto à comunidade local e destacou os investimentos que o município vem fazendo em educação para que os estudantes do ensino fundamental possam chegar ao ensino médio e superior qualificados. Saudou o Instituto pelo investimento em obras e considerou que o que torna o IFRS uma referência em educação é o seu quadro de pessoal.

O Reitor do IFRS, professor Júlio Xandro Heck, citou que diversas obras que vêm sendo inauguradas pelo Instituto e outros importantes investimentos, que não têm tanta visibilidade, mas são muito importantes, estão sendo realizados, exemplificando com o Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndios (PPCI). Aproveitou a ocasião para anunciar que o Bloco A, primeiro prédio construído no Campus, ainda na década de 1960, está recebendo R$ 1,2 milhão de recursos destinados à “segurança de edificações”.

Após o pronunciamento das autoridades e o descerramento das placas de inauguração, houve a visitação aos espaços inaugurados, inclusive com o deslocamento dos convidados ao Bloco D. Nesse local foi realizada a readequação, gerando oito novas salas de aula. Também houve a reforma dos banheiros do pavimento térreo, instalação de nova rede elétrica (térreo e superior), substituição do telhado, pintura externa e interna (no piso inferior). O investimento foi de R$ 565.051,71 e as obras foram concluídas em janeiro. Desde o início do calendário letivo de 2022, estão acontecendo aulas do ensino médio/técnico, da graduação e da pós-graduação no Bloco D. O prédio havia sido construído na década de 1960 e já foi utilizado como alojamento para estudantes e como laboratório, no âmbito das Unidades Educativas de Produção (UEP), entre outros usos.

No Bloco K foram realizados acabamentos e a instalação de rede elétrica, bem como a adequação para que possa receber os Laboratórios de Ciências Agrárias. O investimento foi de R$ 344.803,77. No local, há previsão de instalação de: Sala de apoio, implementos e insumos; Laboratório de Mecanização, Irrigação e Drenagem; Sala de Apoio Técnico; Laboratório de Sementes; Sala de Aula; Laboratório de Olericultura, Plantas Medicinais e Ornamentais.

Esse prédio foi inaugurado em 2015 com dois andares e é conhecido também como Bloco Convivência, pois o térreo abriga entidades estudantis e a lancheria da cooperativa-escola. Na época, o investimento foi de R$ 2.282.761,02 e durante a execução do projeto percebeu-se a necessidade de alterá-lo, devido à topografia do terreno, criando-se a possibilidade de uma nova área no subsolo, a qual foi concluída em janeiro de 2022 e inaugurada hoje.

As seguintes autoridades civis e acadêmicas, identificadas pelo protocolo do evento, participaram da inauguração:

• Chefe de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa, joão caetano fioravanço, representando o chefe-geral da embrapa Uva e Vinho;
  • Secretário Municipal da Agricultura, Volnei Christofoli;
  • Diretor de Gabinete do Prefeito, João Batista Pedrassani;
  • Pró-Reitora de Administração, Tatiana Weber;
  • Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Eduardo Girotto;
  • Pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Amilton de Moura Figueiredo;
  • Diretor de Administração do Campus, Thiago Grassel dos Reis;
  • Diretor de Desenvolvimento Institucional do Campus, Jonatas Campos Martins;
  • Diretor de Ensino do Campus, Tiago Martins da Silva Goulart;
  • Diretora de Extensão do Campus, Raquel Fronza Scotton;
  • Diretora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Campus, Luciana Pereira Bernd;
  • Gerente da Agência Bento Gonçalves do Banco do Brasil, Fabiano Mattana;
  • Extensionista social Luciana Marion Fagundes da Silva, representando o Escritório Municipal da Emater de Bento Gonçalves;
  • Servidora Caroline Poletto, Representando a Cis Local do Campus Bento Gonçalves;
  • Professor Gregório Grisa, representante dos docentes do Campus no Conselho Superior do IFRS;
  • Arquiteto e urbanista Carlos Stefan Simionovski, da Diretoria de Planejamento e Obras do IFRS;
  • Diretor de Planejamento e Obras do IFRS, Renato Pereira Monteiro.