Campus discute bloqueio de recursos na Educação

Na tarde desta segunda-feira, a Direção-geral recebeu no Salão de Atos do campus, servidores e estudantes representantes das entidades estudantis, para apresentar a situação do Campus Bento Gonçalves, apresentar medidas que serão tomadas e também propor e receber propostas de ações a serem tomadas pela comunidade acadêmica. Na oportunidade, a Diretora-geral, Soeni Bellé, e a Diretora de Administração, Elisângela Maciel, fizeram um relato da reunião realizada com outros diretores e reitoria do IFRS, assim como a situação financeira do campus.  Segundo a diretora de administração, já estão empenhadas as bolsas de ensino, pesquisa e extensão até o mês de julho, assim como os serviços terceirizados de segurança e cozinha (Refeitório). Após este período, há necessidade de novos repasses do governo para manutenção dessas atividades.

Quanto as medidas tomadas, foi decidida a suspensão das visitas técnicas e das aulas práticas que são realizadas na Estação Experimental que fica no distrito de Tuyuti, assim como o uso de veículos oficiais, devido a não disponibilidade de recursos para combustível e contratação de empresa de transportes. Também estão suspensos os auxílios para projetos e programas de pesquisa e extensão, assim como auxílios para estudantes em eventos e para capacitação e diárias de servidores. A direção informou que novas medidas poderão ser tomadas no futuro e que manterá constante diálogo com a comunidade.

Na ocasião servidores e estudantes puderam expor ações e questionar sobre as medidas que serão tomadas. Entre as ações propostas, estão atividades que apresentem e aproximem o campus à comunidade, objetivando mostrar a contribuição da instituição junto à Bento Gonçalves e região nesses 60 anos de história.