Campus cria o Observatório Turístico de Enfrentamento à Covid-19 – BG em parceria com o Comitê Pró-Turismo Bento

Com o objetivo de monitorar periodicamente as taxas de contaminação e a situação de saúde de turistas, de colaboradores e de proprietários dos empreendimentos turísticos da cidade, o Campus Bento Gonçalves do IFRS criou o Observatório Turístico de Enfrentamento à Covid-19 – BG, atendendo às atuais demandas desse setor da cidade, representado pelo Comitê Pró-Turismo Bento.

O projeto é coordenado pela professora Hernanda Tonini e integram a equipe estudantes, servidores técnico-administrativos e professores do Campus. O Observatório também conta com parceiros pesquisadores vinculados às seguintes instituições: Campus Porto Alegre do IFRS; Departamento de Vigilância Sanitária de Bento Gonçalves; Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs); Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio); Centro Universitário Cenecista de Bento Gonçalves (UniCnec); Universidade do Vale do Taquari (Univates).

Mediante coleta semanal dos dados através de formulário online, a equipe do projeto pretende monitorar a frequência de casos de Covid-19 nas empresas turísticas e sua evolução. Dessa forma, buscará identificar, no campo da teoria e da prática, a taxa e velocidade de propagação de casos no setor turístico, construindo assim, um arcabouço de informações capazes de mapear importantes indicadores de risco. Os resultados oferecerão um aporte de informações para as discussões em prol da atividade turística, que tem sofrido muito neste período de pandemia em função dos protocolos de distanciamento controlado, sem, no entanto, deixar de atentar para a saúde, explica a professora Hernanda, que possui graduação em Turismo – Gestão Hoteleira, MBA em Gestão Empresarial, mestrado em Turismo e doutorado em Desenvolvimento Rural.

A primeira etapa do projeto já foi realizada e consistiu na elaboração de um formulário para diagnóstico de todos os empreendimentos turísticos cadastrados junto à Secretaria Municipal de Turismo, com questões envolvendo a identificação do negócio, as iniciativas de prevenção e controle adotadas, a presença ou não de pessoas infectadas ou com sintomas da Covid-19 e os protocolos adotados, desde o início da pandemia até o final do mês de junho.

O formulário foi aprovado pelo Comitê Pró-Turismo Bento e foi encaminhado aos empreendimentos turísticos na última sexta-feira, dia 3, com prazo de preenchimento até o dia 6. A próxima fase do projeto compreende o envio semanal de formulários para monitoramento dessas questões.