Campus Bento Gonçalves recebe estudantes e professores argentinos para uma semana de intercâmbio estudantil

Na semana de 10 a 14 de setembro o campus Bento Gonçalves do Instituto Federal do Rio Grande do Sul recebeu a visita de 28 estudantes de Ensino Médio, dois professores e uma pedagoga da Escuela de Agricultura, que fica na cidade de General Alvear, no estado argentino de Mendoza. A vinda do grupo é a segunda parte de uma Acordo de Cooperação realizado entre ambas as instituições (em Abril, um grupo de 27 estudantes do campus Bento Gonçalves foi à General Alvear), de iniciativa e coordenação da professora Glenda Cáceres, com a colaboração da professora Cibele dos Santos e da Coordenadora de Ensino Médio, Lilian Molón.

A programação contou, entre outras atividades, com apresentações artístico-culturais (NUCA), palestras e aulas práticas de enologia (professora Simone Rossato) e de produção orgânica e agroecológica (professor Luis Carlos Rupp), oficina de Matemática (professor Delair Bavaresco e bolsistas do Programa de Educação Tutorial) e plantas medicinais (enfermeira Raquel de Ávila), atividades esportivas de recreação (professora Cibele dos Santos), visitas à Nova Petrópolis, à Estação experimental de Tuiuty, ao roteiro “Caminhos de Pedra” e a vinícolas no Vale dos Vinhedos.

“A ideia inicial era promover a educação linguística dos estudantes e proporcionar o aprendizado técnico mediado pela interação em língua espanhola em um contexto realmente significativo para os estudantes”, afirma a professora Glenda Cáceres. “No entanto, alcançamos muito mais do que isso. Promovemos instâncias de educação plural e cidadã, em que esteriótipos se desfazem e aspectos comuns de nossa identidade mercosulina se veem fortalecidos. É um avanço nas políticas educativas do Campus, que abrem possibilidades para parcerias interinstitucionais ainda maiores”, conclui.

No vídeo abaixo a turma de alunos do Campus Bento Gonçalves que esteve na Escuela de Agricultura, localizada cidade de General Alvear (Argentina), em abril deste ano, relata a visita.