Início do conteúdo

Campus Bento Gonçalves promoveu debate sobre o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha


Ocorreu no dia 8 de agosto, como forma de promover o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, celebrado no dia 25 de julho, uma mesa redonda promovida pelo campus Bento Gonçalves em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CONDIM), do qual dois núcleos do campus participam da composição, o Neabi e Nepgs. Para compor essa mesa redonda foram convidadas as debatedoras Chaline de Souza, Elisete Moretto e Marlise Paz dos Santos.

Como surgiu a data

Em 25 de julho de 1992, centenas de mulheres de diferentes países da América Latina e do Caribe realizaram em Santo Domingo, capital da República Dominicana, a primeira reunião de mulheres afro-latinas e afro-caribenhas na história.

Esta reunião inédita definiu um ponto de partida pela visibilidade às situações de desigualdade racial e de gênero ao mesmo tempo em que protagonizou o fortalecimento das muitas lutas das mulheres negras, seja: contra o racismo, o sexismo, a discriminação de classe, o preconceito e a reivindicação da contribuição cultural e social das mulheres afrodescendentes da América Latina. Com isso estabeleceu-se que o dia 25 de julho se comemora o Dia Internacional das Mulheres Afro-Latinas, Afro-Caribenhas e da Diáspora.

 

 

Fim do conteúdo