Bases de dados e portais
Bases de Dados e Portais
AVISOS IMPORTANTES:
- A maioria dos recursos informacionais listados está disponível gratuitamente (acesso aberto). Alguns, entretanto, podem ser acessados apenas de dentro do IFRS. Nesses casos, salve o arquivo para poder acessá-lo de qualquer lugar.
- Os recursos informacionais estão organizados por ordem alfabética e uma mesma base pode cobrir várias áreas do conhecimento.
- Para reportar lacunas, erros e/ou dar sugestões, entre em contato através do e-mail: [email protected]
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD)
A Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) é um projeto coordenado pelo IBICT que integra e dissemina, em um só portal de busca, os textos completos das teses e dissertações defendidas nas instituições brasileiras de ensino e pesquisa. O acesso a essa produção científica é livre de quaisquer custos.
O Acervo da BNDigital é composto basicamente por obras em domínio público, abrangendo um período que vai do século XV ao início do século XX. O Acervo digital é composto por documentos cartográficos, iconográficos, manuscritos, bibliográficos, periódicos e sonoros. Todo esse material é de livre consulta no site. Há também algumas obras com Direitos Autorais vigentes que foram cedidas por seus titulares.
É uma base de dados da área da Psicologia que reúne fontes de informações, promove e apoia o acesso livre e aberto à informação.
Catálogo de Teses e Dissertações (CAPES)
Resumos das teses e dissertações defendidas nos programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil desde 1987. Permite a pesquisa por autor, título e palavras-chave apenas nos resumos das teses e dissertações indexadas. Ela NÃO fornece acesso aos textos completos desses documentos.
Dialnet é um dos maiores portais bibliográficos do mundo, cuja principal missão é dar maior visibilidade à literatura científica hispânica. Focado fundamentalmente nos campos das Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais (sem deixar de lado outras áreas, como Saúde, Tecnologias etc.), o Dialnet é um projeto de cooperação que integra diferentes recursos e serviços documentais: bases de dados de conteúdos científicos, artigos, livros, anais de congressos, teses de doutorado e resenhas de outras publicações, sempre com acesso aberto.
Directory of Open Access Journals – DOAJ
O Directory of Open Access Journals (DOAJ) é um diretório on-line que fornece acesso a revistas de alta qualidade e revisadas por pares. O DOAJ oferece acesso aberto a aproximadamente 9.000 periódicos que abrangem todas as áreas de Ciência, Tecnologia, Medicina, Ciências Sociais e Humanidades.
Possibilita a pesquisa na literatura nacional e internacional publicada nos mais variados formatos: artigos revisados por especialistas (peer-rewiewed), teses, livros, artigos de periódicos, arquivos de pré-publicações (pre-prints), trabalhos completos e resumos apresentados em reuniões científicas, bem como informações sobre organizações profissionais, universidades e outras entidades acadêmicas.
LivRe: Portal para periódicos de livre acesso na Internet
Portal desenvolvido pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), por meio do Centro de Informações Nucleares (CIN), para facilitar a identificação e o acesso a periódicos eletrônicos de acesso livre na Internet. Abrange as mais variadas áreas do conhecimento.
Lume – Repositório Digital UFRGS
O Lume é o portal de acesso às coleções digitais produzidas no âmbito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Pepsic – Periódicos Eletrônicos em Psicologia
É uma fonte de informação da Biblioteca Virtual de Psicologia (BVS-Psi) e seu objetivo é o de contribuir para a visibilidade do conhecimento psicológico e científico gerado nos países da América Latina, a partir da publicação de revistas científicas em acesso aberto. O Portal PePSIC integra duas coleções distintas, embora não seja possível visualizar de imediato. Uma coleção é a base de dados PePSIC, cuja política de publicação é de responsabilidade da Coordenação Técnico-Científico da BVS-Psi e a coleção da Rede SciELO, na qual os critérios para inclusão e manutenção dos títulos é de responsabilidade de cada país que compõe a rede.
Portal de Periódicos Científicos UFRGS
O Portal de Periódicos Científicos da UFRGS é o canal de divulgação da produção científica publicada nos periódicos da UFRGS e tem como objetivos: conferir visibilidade aos periódicos editados na UFRGS; oferecer aos editores e equipe editorial informações relevantes quanto à edição de periódicos e projeto gráfico e servir como canal de divulgação das atividades promovidas, principalmente pela Pró-reitoria de Pesquisa, relacionadas com a edição e publicação de periódicos científicos.
Portal de Periódicos Científicos UFSC
O Portal de Periódicos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) tem o objetivo de promover o acesso, a visibilidade, a segurança e o suporte aos editores dos periódicos científicos do Portal. Com acesso aberto e gratuito, hospeda 45 periódicos científicos e utiliza para editoração o Open Journal Systems (OJS).
O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta com um acervo de mais de 38 mil títulos com texto completo, 134 bases referenciais, 11 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.
O Portal de Periódicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) é uma iniciativa que objetiva a democratização do acesso, a visibilidade, a segurança e o desenvolvimento das ações de Ensino, Pesquisa e Extensão realizadas no IFRS.
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFG
O Portal de Periódicos da Universidade Federal de Goiás (UFG) é um projeto da Pró-reitoria de Pós-graduação da UFG em parceria com a Biblioteca Central e possui como missão a democratização e livre acesso à produção científica.
Portal de Revistas Científicas da UFMT
O Portal de Revistas Científicas da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) é um projeto do Curso de Biblioteconomia, da Editora UFMT e da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa e abrange publicações nas mais variadas áreas do conhecimento.
De iniciativa do Governo Brasileiro, o Portal Domínio Público disponibiliza acesso ao texto completo das obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), de domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal.
Programa de Publicações Digitais da Propg (Unesp)
Contém publicações digitais do Programa de Pós-graduação da Unesp e inclui e-books gratuitos nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais e Aplicadas e Linguística, Letras e Artes com a produção de docentes, pós-graduandos e pós-graduados.
Revistas Cientificas de la Universidad Pablo de Olavide
Portal que abrange 11 periódicos de várias áreas do conhecimento.
A Scientific Electronic Library Online – SciELO é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros nas mais variadas áreas dos conhecimento.
Busca integrada de artigos dos periódicos da rede SciELO: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Espanha, Portugal, Venezuela. Oferece acesso aberto a aproximadamente 10.000 periódicos que abrangem todas as áreas de Ciência, Tecnologia, Medicina, Ciências Sociais e Humanidades.
Portal que proporciona acesso a revistas especializadas, artigos, capítulos de livros e conteúdos de acesso aberto nas áreas de Engenharia, Ciências da Vida, Ciências da Saúde e Ciências Sociais e Humanas.
O Spell – Scientific Periodicals Electronic Library é um repositório de artigos científicos que concentra a produção científica das áreas de Administração, Contabilidade e Turismo, publicadas a partir de 2008 e proporciona acesso gratuito à informação técnico-científica.